segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Escalada na Via Dois Dias de Sol - Vale da Serrinha

Por Leandro do Carmo

Escalada na Via Dois Dias de Sol 

Data: 03/10/2020 

Local: Vale da Serrinha – PESET 

Participantes: Leandro do Carmo e Luis Augusto




Mais uma conquista que eu ainda faltava repetir toda. Havia feito alguns trechos, pois não pude ir à todos os dias das investidas. Depois de ter feito a via CNM 15, mandei outro convite no grupo de CNM perguntando se alguém gostaria de escalar a via Dois Dias de Sol. O Luis e o Velhinho aceitaram o convite. De última hora, o Blanco também resolveu ir e acabou fazendo cordada com o Velhinho. 


Havia previsão de mudança de tempo no sábado de manhã, entraria um vento mais forte. Mesmo assim, marcamos cedo e seguimos para a base da via. Encontramos a Andressa e a Márcia também indo pra lá. Elas iriam fazer a Golpe do Cartão. Como para fazer a Dois Dias de Sol, também é preciso fazer a primeira enfiada da Golpe do Cartão, acabaria que todos começariam na mesma via. 


Chegando à base, encontramos o Thiago Lima numa cordada. Já estava terminando a primeira enfiada. Via lotada! Para ganhar tempo, o Velhinho e o Blanco foram escalando a francesa. E logo saíram, passando a cordada do Thiago. Eu comecei a escalar, assim que o Blanco subiu.  Subi rápido e logo cheguei o Thiago. Eu e o Luis também escalamos a francesa nesse trecho. O trecho da diagonal para a esquerda, que geralmente fica molhado depois das chuvas, estava completamente seco. Passei do trecho tranquilo e fiz a parada um grampo após a primeira parada da via, assim não atrapalharia a cordada do Thiago. 


A ideia era seguir a francesa, mas o arrasto da corda estava grande e resolvi para ali mesmo. O Luis veio logo em seguida e saiu para guiar o a próxima enfiada. Assim que ele chegou à parada, comecei a escalar, chegando rapidamente até ele. Aproveitei para fazer a variante “O Medroso Mais Corajoso”, indo até o primeiro grampo após a trilha da via “De Olho Nas Vizinhas” e voltei, saindo para guiar a terceira enfiada da via, a melhor da via. O dia estava bem agradável e o vento forte que entrava na manhã foi um espetáculo.




Saí para a esquerda, subindo um pouco e fiz a leve diagonal para a esquerda. Entrei no primeiro crux, costurando e subindo até uma proteção mais alta. Coloquei uma fita longa para diminuir o arrasto da corda e segui para os grandes degraus. Subi o primeiro e entrei na canaleta, fazendo mais por dentro. A rocha nesse ponto tem uma excelente aderência e é bem diferente dos trechos anteriores. Um lance bem bonito. Mais alguns metros e estava na última parada. O Luis veio rápido e fomos para o mirante do Carmo, onde nos preparamos para o rapel.


O vento estava bem forte, espantou o calor. Ainda ficamos ali um tempo. Como a trilha do Alto Mourão ainda está fechada por conta da pandemia, optamos por rapelar pela via Didática. Pensamos até em descer pela via Bruno Silva, mas teríamos que descer pelo outro lado.  Descemos rápido e ainda pudemos ver a Andressa e a Márcia rapelando a via Golpe do Cartão. Na base, o Velhinho precisou ir embora e eu, Luis e o Blanco fomos num projeto que estamos conquistando, uns 50 metros antes da via CNM 15. Ficamos lá por um tempo dando um treino na via, até que todos cansaram.  Uma boa manhã de escalada. 

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.