quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Pedra Furada - Parque Nacional de Itatiaia

Por Leandro do Carmo

Pedra Furada - Parque Nacional de Itatiaia


Local: Parque Nacional de Itatiaia 

Data: 05/09/2020 

Participantes: Leandro do Carmo e Rafael Faria do Carmo




Havíamos feito a Pedra do Registro e Cabeça de Leoa e seguindo nossa programação, fomos agora para a Pedra Furada. Subimos a estrada que leva ao Parque Nacional de Itatiaia. O Início da trilha fica um pouco antes do antigo e abandonado Hotel Alssene. Procurei uma sombra para deixar o carro. Estava calor, já havíamos feito a trilha da Pedra Registro e Cabeça de Leoa.


Depois de arrumar um bom lugar para deixar o carro, fomos em direção ao início da trilha. Dali, podia ver a Pedra Furada bem ao tu do. Ela se destaca na paisagem, principalmente quando estamos chegado à Parte Alta do Parque. O Início é bem aberto, assim como todo o caminho. Fomos caminhando e depois de um trecho levemente plano, pegamos a primeira  subida. Bem tranquila. Mais ao alto, já podíamos ver a Pedra Furada bem mais próxima do que quando havíamos começado e isso era um bom sinal.


O calor estava forte. Já era minha segunda trilha do dia. Nenhuma nuvem no céu. A água do meu cantil já estava quente. Mais a frente, percebi uma nascente bem na borda da trilha. Entrei numa concavidade e vi que estava bem úmido. Aí foi só improvisar uma espécie de funil para encher o cantil com uma água gelada. Salvou a caminhada! Para quem Iria economizar os dois últimos goles de água durante toda a caminhada, ter um cantil cheio e com água gelada era um luxo.


E isso renovou. Até o humor mudou. Parecia que estava iniciando o dia. Mais a frente já podia ver a Pedra do Furo, um a bela formação rochosa. Passamos por ela é mais frente cruzamos uma cerca e seguimos até chegar a alguns escombros de uma antiga construção. Dali segui em direção ao cume. Em poucos minutos estáveis em um trema pedra, a poucos metros do cume. A subida foi bem fácil e rápida. 


A vista estava espetacular. O céu azul e as poucas nuvens brancas formavam um cenário perfeito. Do cume, tem-se uma vista 360°. Podíamos ver a Serra Fina de lado e as Agulhas Negras do outro. Pode-se ver outros cumes também, como o Morro do Couto. Depois de um tempo por lá, pegamos o caminho de volta, já cansado... Afinal contas, já era a segunda trilha do dia, depois da viagem até Itatiaia. 


Voltamos num bom ritmo até o carro... Missão cumprida!!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.