segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Abertura da Trilha Morro do Sapezal x Santo Inácio

Por Leandro do Carmo

Abertura da Trilha Sapezal x Santo Inácio 

Data: 26/07/2020 

Local: PARNIT 

Participantes: Leandro do Carmo e Rafael Faria do Carmo


 

Depois de abrir a trilha até Morro do Sapezal, passando pela antiga Rádio Guanabara, minha ideia era poder seguir pela linha de cumeada e chegar até a trilha do Santo Inácio. Chamei o Rafael e ele aceitou. Marcamos de nos encontrar lá no Posto da Guarda Ambiental. De lá, seguimos para a trilha do Santo Inácio. Subimos e assim que chegamos na curva acentuada para a direita, entramos à esquerda. Tivemos o cuidado de não deixar vestígios, pois não sabíamos se iríamos deixar a trilha pronta.





Caminhamos alguns metros e começamos a bater facão. A única referência que tínhamos era um tracklog que havia feito na última vez que fui e o final da trilha do Morro do Sapezal, a ideia era unir esses dois pontos. Fomos subindo limpando o caminho e colocando algumas fitas para melhorar a visualização nas próximas investidas. Em alguns trechos avançávamos rápido, em outros bem devagar. 


Estava bem quente, apesar de ainda estarmos no inverno. Estávamos tomando o cuidado de fazer um caminho que ficasse bem acessível. Por várias vezes um ia na frente procurando a melhor passagem entre a vegetação para que o outro visse abrindo caminho, assim evitaria ter voltar e desperdiçar energia. 


Não foi fácil, mas logo estávamos no verdadeiro cume do Morro do Sapezal. Quando iniciei pelo outro lado, parecia que não havia nada mais alto. Pela marcação do GPS, ponto de que havia marcado estava bem próximo. Continuamos a bater facão e após uma descida, reconheci o local. Estava próximo da pedra onde havia tomado como referência. De longe consegui avistar uma fita azul amarrada num galho. Logo depois vi a sequência de mourões de concreto e mais fitas azuis.  


Pronto, acabávamos de fazer a ligação na qual havia imaginado. De uma certa forma, foi mais fácil do que eu imaginava. Dali, seguimos pelo caminho já aberto, até chegarmos nos grandes eucaliptos. Estávamos na direção daquelas casas ao lado do Caldo de Cana. Passamos por uma área com vestígios recentes de uma queimada, onde encontramos um balão rasgado e algumas lanternas. Um risco grande para a vegetação seca.  


Havíamos ido bem rápidos, e por volta das 10h30min estávamos passando pela antiga Rádio Guanabara. Ainda precisaremos voltar para melhorar e dar mais uma limpada no local, mas o caminho já está feito!







Fotos da Primeira investida, quando fizemos o caminho inverso, em 05/01/2020










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.