segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Pedra do Registro e Cabeça de Leoa - Parque Nacional de Itatiaia

Por Leandro do Carmo

Pedra do Registro e Cabeça de Leoa - Parque Nacional de Itatiaia


Data: 05/09/2020 

Local: Parque Nacional de Itatiaia 

Participantes: Leandro do Carmo, Rafael Faria, Leonardo Carmo e Carina



Seguimos para três dias em Itatiaia. Final de semana prolongado por conta do feriado de 7 setembro. Optamos por ficar acampados na Pousada doa Lírios, que fica na descida do Brejo da Lapa, já em direção à Portaria da parte alta do Parque. Nossa programação era fazer a Pedra do Registro, Cabeça de Leoa e Pedra do Registro logo no primeiro dia, no segundo, fazer o Circuito 5 Lagos e no terceiro, escalar na Pedra do Camelo. Com a programação feita, tínhamos que sair bem cedo no sábado para aproveitar bem o dia.


Conforme programado, saímos bem cedo de casa, por volta das 4 horas da manhã. A viagem foi tranquila e não tivemos contratempos. Chegamos bem cedo à pousada, amamos nossas barracas e deixamos tudo pronto. Poderíamos até ter ido direto para a trilha, mas optamos por deixar tudo arrumado, assim quando voltarmos, só precisaríamos tomar banho, comer e dormir... Foi a melhor escolha, apesar de ter que ir até a Pousada dos Lírios e ter que voltar para o início da trilha. 


Com tudo pronto e organizado, seguimos para o início da trilha que fica no Km 6 da Rodovia das Flores, esta que dá acesso à parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. Estacionados o carro e começamos a caminhada. O Início tem algumas bifurcações e caminhos que levam a nada. Apesar de estar com o GPS, tivemos que voltar em um trecho, mas logo estávamos seguindo na trilha certa.





Passamos a caminhar bem abrigados do sol, o que fez a diferença. O calor estava forte. Seguimos andando sem muitos problemas. Passamos por um ponto de água onde corria um filetinho, o suficiente para encher um cantil. Ainda passamos por uma fornos para produção de carvão abandonados. Dali, o caminho seguia levemente plano até começarmos a subir novamente. 


Como não havia ido ao local, tinha algumas informações coletadas e um pouco mais acima viria uma bifurcação, com a opção de ir também à Cabeça de Leoa, um cume bem ao lado da Pedra do Registro. Mas essa ficaria para a volta. Seguimos o caminho da esquerda, o qual nos leva ao cume da Pedra do Registro. Foi uma subida mais forte que as anteriores, porém bem curta. Sem maiores problemas.


Em poucos minutos estava no cume. Uma vista para a Serra Fina fantástica. Ao fundo conseguíamos ver o Pico dos Três Estados, Pedra da Mina, entre outros. O dia estava um espetáculo. O céu azul contrastava com o verde da mata. A impressionante Pedra do Picu se destacava quando olhava na direção de Itamonte. Descemos um pouco mais até a ponta, onde termina o imponente paredão rochoso. Várias amaralis, uma flor vermelha, compunham aquela paisagem fenomenal.


Fizemos algumas fotos e dali seguimos de volta, pois ainda tínhamos coisas para fazer.na volta ainda passamos na Cabeça de Leoa e de lá puder comprovar quanto paredão da Pedra do Registro é imponente. Mas alguns momentos contemplando a paisagem e de lá pegamos o caminho de volta até o carro. Mas o dia ainda não havia acabado, e seguimos para a Pedra Furada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.