sábado, 12 de julho de 2014

Escalada em Niterói - Morro do Morcego e Jurujuba

Por Leandro do Carmo


Na ponta do Bairro Jurujuba, do cume do Morro do Morcego se tem uma vista privilegiada da Fortaleza de Santa Cruz, entrada da Baía de Guanabara, Charitas, Icaraí, Mac, Ponte Rio-Niterói, Aterro do Flamengo, Pão-de-Açúcar, etc. É alvo constante da especulação imobiliária, o que tornaria esse paraíso ainda mais inacessível!!! O lugar é fantástico. Possui 4 vias tradicionais e 1 projeto, além de 3 esportivas. Tem algumas pequenas chaminés que dão um bom treino. O cume do Morro do Morcego pode ser acessado também por caminhada.

Localização



Face Norte do Morro do Morcego

Para se acessar a face norte pode-se costear o morro, a partir da praia de Adão. É uma caminhada chata. Pode-se chegar por mar, mas o desembarque só se dá com o mar calmo. Já tentei desembarcar na praia do Morcego, mas como é propriedade particular, tive que ir embora. Na época da conquista da Moby Dick, todo o acesso foi feito por um sítio no final de Jurujuba, perto da Igreja, porém algum tempo depois, o Leandro Pestana, antigo presidente do CNM, teve o acesso negado, fica aí a dúvida...

Segue o acesso até a face norte, feita por caminhada
Linha vermelha: Acesso à Face norte
Linha verde: Caminhada de volta, após o rapel


Editado por Claudney Neves





Linha das vias da Face Norte do Morro do Morcego















Vias da Face Norte do Morro do Morcego

Moby Dick - 3º  IV E1 D1 --------- + RELATO   + CROQUI  +VÍDEO

Morcego Nervoso - 3º IV (A2/VI) E3/E4 D1 -------- +  CROQUI

Projeto do Leandro Pestana


Face Sul do Morro do Morcego


Para acessar a Face Sul, pode-se passar por uma casa, a última da direita de quem vai para as praias de Adão e Eva, caso o morador permita a entrada, ou seguir um vara mato a partir da praia de Adão. Seguindo pela casa, pegar a rua de chão (as vezes o caminho está tomado por mato) até um ponto onde tem uns eucaliptos, dali seguir para a esquerda, costeando uma ruína de um muro, nunca o ultrapasse. Assim você chegará na rocha (nesse ponto costuma ter muito mato também). Moradores do local falam de abelhas, mas em todas as vezes que fui, não as encontramos, ou melhor, elas não nos encontraram! Segue o tracklog para acessar a base.

Linha das vias da Face Sul do Morro do Morcego


Vias da Face Sul do Morro do Morcego

Cristais em Colapso - VIsup E2 - Esportiva

Olho Grande - Vsup E2 - Esportiva

Via não identificada - Projeto iniciado pelo Curso de Guias do CEB

Paredão Sangue Bão - 3º V E2 D1 ------- + CROQUI   + RELATO  + VÍDEO

Visão Oposta - 3º IV E2 D1 ------- + CROQUI + RELATO + Vídeo



Setor das Praias


Via Aposentado e de Folga - V E1 30m --------- + Croqui / Relato / Vídeo

Conquistadores: Leandro do Carmo e Marcos Lima - 2019

Seguindo em direção  à Fortaleza de Santa Cruz, a via fica bem em frente à descida da praia de Adão. Os grampos são bem visíveis. É uma via curta com o crux bem na saída, entre o primeiro e o segundo grampo. A partir daí, segue bem tranquila até uma parada dupla. Não é tão alto, mas o visual é fantástico.

Acesso Negado - VIIa (top rope)
Conquistadores: Leandro Pestana

O nome da via deve-se ao fato que durante uma conquista no Morro do Morcego, o Leandro Pestana foi proibido de entrar para terminar a conquista e acabou indo até praia e conquistou essa via.

Chaminé Saí Ralado - V ------ + CROQUI / Relato da Conquista
Conquistadores: Leandro do Carmo e Guilherme Belém - 2013

Não é uma chaminé com paredes paralelas, ela é em formato de V. O começo é um pouco alto, sendo difícil a saída. Tem uma agarra alta e para vencer o lance, tendo que usar o braço, pois fica sem apoio para os pés. Muitas agarras quebrando. Tem um dupla de grampos para rapelar até a base, caso esteja em maré alta.


Setor Morro dos Macacos

Localização

Exibir mapa ampliado

Via

Chaminé do Forte - 4º V A2 E3 D3 ------- + CROQUI

Um comentário:

Comente aqui.