sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Escalada em Niterói: Piratininga

Por Leandro do Carmo

Escalada em Niterói: Piratininga







Escaladas em Piratininga - Tibau



Foi em 2019 que Leandro do Carmo e Ary Carlos começaram a explorar o local, procurando novas possibilidades de conquistas em Niterói. Essa face já era comentada, mas ninguém ainda tinha muita informação. Ela se tornou mais acessível depois que a Travessia Tupinambá foi consolidada, pois o acesso fica bem ao final da travessia. Alguns projetos foram conquistados, mas uma série de acontecimentos, como a pandemia e o falecimento do Ary, impediram a continuidade das vias. Em 2023, liderados pelo Luis Avellar, novas investidas foram feitas e novas vias foram conquistadas e novos setores foram descobertos. Atualmente, o local é bem completo e possui vias de variados graus e estilos, além de muito potencial para conquistas.




Setor de Baixo

Setor onde foram iniciados os primeiros projetos. São lances mais fortes que se destacam pela verticalidade e pequenas agarras. Um grande desafio. Há muito potencial para novas conquistas. Em alguns pontos há bastante vegetação e fica sombra na base o ano inteiro, devido à altura das árvores.

Acesso ao Setor de Baixo - Tibau

O acesso é bem rápido e não há trilha definida, mas a vegetação é bem aberta e não há problemas com a orientação. Deve-se entrar na trilha que leva ao Mirante da Taperam sendo o final da Travessia Tupinambá. Em poucos metros, entre num talvegue, à direta, e comece a subir. Quando diminuir a quantidade de pedras, saia para a direita, mirando uma diagonal. Passará por um grande pedra e já começará a ver a parede ao fundo. Dali é só subir.

Quando chegar à parede, siga para a direita para acessar a via Chapa Só Na Mente, última via desse Setor. Você verá uma enorme árvore caída com as raízes expostas, bem encostada na parede. Fica fácil a identificação. Nela, estão alguns projetos. 

Virando à esquerda seguirá subindo para outros projetos. Atenção, pois esse trecho tem grande possibilidade de estar mais fechado, recomendado levar facão.

Vias do Setor de Baixo - Tibau

Projeto (Leandro do Carmo)

Projeto (Leandro do Carmo)

Projeto (Michel Cipolatti)

Projeto (Marcos Velhinho)

Projeto (Leandro do Carmo)

Projeto do Diedro Cego (Luis Avellar, João P. Neuhaus e Leandro do Carmo)

Diedro Chapa Só Na Mente - 6º VIIa E1 D1 25m ------ + Croqui

Setor do Meio

Setor com poucas vias devido as características da rocha. São inícios verticais e sem agarras. Em alguns trechos há bastante vegetação, o que torna inviável a abertura de novas vias.

Acesso ao Setor do Meio - Tibau

O acesso ao Setor do Meio é comum ao Setor do Luis. Com cerca de 5 minutos de caminhada já é possível acessar as primeiras vias. Começa em uma pequena rua transversal à rua dos Corais. Entrando nessa rua, vá até o final e verá a placa indicando a Travessia Tupinambá. Siga pela rua de terra à direita, subindo até um pouco antes de uma placa escrito "propriedade particular". Ali, vc entrará num caminho discretos e seguir subindo junto de uma linha de jaqueiras que sobe até perto da parede. 

Chegando na parede, siga margeando pela direita. A trilha passa pela Via Mestre dos Pés, que é identificada por uma fenda frontal logo no começo. Seguindo mais, antes da vegetação começar a cobrir toda a parede, há a Via Alegria nas Pernas e Lágrimas nos Olhos.

Powered by Wikiloc

Vias do Setor do Meio - Tibau

Mestre dos Pés - 6º VI E1/E2 60m ------ + Croqui

Alegria nas Pernas e Lágrimas nos Olhos - 5º VI E2 D1 95m ----- + Croqui

Setor do Luis

Setor que foi conquistado todo em 2023. Pelas suas características tem grande potencial de se consolidar como um excelente Campo Escola. No inverno tem sombra na maior parte do dia e tem bastante sombra nas bases o ano inteiro.

Acesso ao Setor do Luis - Tibau

O acesso ao Setor do Meio é comum ao Setor do Luis. Com cerca de 5 minutos de caminhada já é possível acessar as primeiras vias. Começa em uma pequena rua transversal a rua dos Corais. Entrando nessa rua, vá até o final e verá a placa indicando a Travessia Tupinambá. Siga pela rua de terra à direita, subindo até um pouco antes de uma placa escrito "propriedade particular". Ali, vc entrará num caminho discretos e seguir subindo junto de uma linha de jaqueiras que sobe até perto da parede. 

Chegando na parede você já estará no Setor do Meio. Siga margeando pela direita. A trilha passa pela Via Mestre dos Pés, que é identificada por uma fenda frontal logo no começo. Seguindo mais, antes da vegetação começar a cobrir toda a parede há a Via Alegria nas Pernas e Lágrimas nos Olhos.

A partir daí, siga paralelamente a parede, com alguns desvios e subindo e descendo. Fitas nas arvores e totens marcam o caminho. Próximo ao começo do Campo Escola a trilha sobe até junto da parede novamente. Indo bem para a esquerda e fazendo um trepa mato é possível acessar a via Formigas e Suas Máquinas Voadoras. As demais vias são acessadas por um grande platô mais alto. Para acessar o platô seguir por baixo até o canto direito da parede, onde logo é possível avistar as vias Segue O Velhinho e Speedrun. Seguindo esse platô pelo alto e para a esquerda, acessamos as outras vias. Seguindo para a direita,  acessamos as vias Metamorfose e Velório de Urubu.

Powered by Wikiloc

Vias do Campo Escola do Tibau



Formigas e suas Máquinas Voadoras – III E2 30m

Nervos de aço – IV+ E2 50m

Toda Forma de Amar – III E2 30m

Destreza Habilidade e Rataria – VI E2 50m

3 É D+ - V+ E2 50m

Via Inominável – III E2 30m

Segue O Velhinho – IV E2 45m

Speedrun – IV E2 45m

Velório de Urubu – V E1 15m

Metamorfose – VI E1 15m


Escaldas em Piratininga - Ilha do Veado


Localizada em Piratininga, em frente à prainha, a Ilha do Veado foi palco das primeiras vias de escalada em ilha de Niterói. São vias curtas e dá pra passar uma manhã escalando por lá. Para chegar à ilha tem que verificar as condições do mar, se estiver batendo, fica muito difícil e perigoso o desembarque na ilha.



Como chegar à Ilha do Veado

A prainha de Piratininga fica no ponto final do ônibus 39 e chegar lá de carro também não tem dificuldades. Tem bastante disponibilidade de vagas. Em dias de sol, costuma ficar extremamente cheio. Se não tiver caiaque ou stand up, dá para conseguir algum pescador que leve à ilha. Lá tem uma colônia e bastante barco disponível.


Face Norte - Ilha do Veado


Falésia dos Monstros

Visão geral das vias da Face Norte da Ilha do Veado






 

Megalodon - IIIsup



Homem das Cavernas - V



Cronos - IVsup


Kraken - VI


Leviatan - VIIa


Setor do Canal

Novas Auroras - Vsup



Escalada em Piratininga - Havaizinho

Setor de fendas e boulders. Em breve mais detalhes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.