sábado, 22 de fevereiro de 2020

Escalada em Niterói - Campo Escola Ary Carlos - Vale da Serrinha

Por Leandro do Carmo

Conheça também outros setores:



Escalada em Niterói - Campo Escola Ary Carlos Cardoso Neto - Vale da Serrinha

Visão Geral das Vias do Setor



Itaipuaçu, vista do Mirante do Carmo
Novo setor que se consolidou no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Já são 14 vias e mais 1 projeto abandonado.

São vias com graduações do II ao VIIa, bem protegidas, com lances variados. Ótima opção para quem está iniciando as guiadas ou quem está escalando pela primeira vez, como é o caso da Recuperação e Golpe do Cartão. Além das opões para iniciantes, temos também vias mais fortes, como a Coração Valente, Falar é Fácil. Existe uma via que há possibilidade de proteção móvel. Todos esses fatores dão as características de um completo campo escola. 

O sol bate forte durante todo o dia. convém entrar bem cedo. Há possibilidade de rapel em todas as vias com 1 corda de 60 metros. O por do sol é fantástico e é possível ver de todas as vias.

O setor foi descoberto por Leandro do Carmo em 2013, quando foi aberta a primeira via, a Bruno Silva, conquistada por Leandro do Carmo e Ary Carlos. Logo após, foram conquistadas a Golpe do Cartão, De Olhos na Vizinhas e Didática. Alguns anos mais tarde, mais possibilidades foram descobertas com a abertura do acesso percorrendo quase toda a parede. Nessa segunda etapa de conquistas, Leandro do Carmo, Marcelo Correa e Luis Augusto Avellar abriram as demais vias com destaque para a CNM 15 e a Coração Valente, entre outras.


ACESSO

Seguindo pela Serrinha que liga Itaipu à Itaipuaçu, pode deixar o carro em um recuo ao lado de uma placa grande de "Proibido Jogar Lixo" e subir um pouquinho, seguindo a cerca até onde ela termina em uma pedra. Passa exprimido entre a cerca e a pedra e começa a subir por entre pequenos blocos soltos, passa ao lado de um bambuzal e segue uma trilha razoavelmente demarcada, passa por um platô com redes velhas penduradas e sobe à esquerda entre blocos e vai seguindo os totens até encontrar a parede. A primeira via é a Didática (tem uma parada dupla na base)





OBS: A única via com acesso diferente ao citado, é a Bruno Silva. Seu acesso é feito ao lado do início da trilha do Mourão, num largo, seguindo uma a trilha não muito definida, mas muito tranquila, leva-se uns 10 minutos no máximo, para chegar a base.


Localização



Vias

Bruno Silva - 2° III E2 D1 175m --------- + CROQUI + RELATO DA CONQUISTA + VÍDEO
Conquistadores: Leandro do Carmo, Ary Carlos, Leonardo Carmo e Alfredo Castinheiras (2013)

Primeira via conquistada no setor. O Acesso fica na entrada da trilha do Alto Mourão. O crux está logo na saída, num grande diedro. Há opção de contornar, mas numa queda, pode dar um pêndulo grande. A via termina no Mirante do Carmo.

------------------------------------------

As vias seguintes tem acesso por trilha, cuja entrada ( 22º 57′ 47.44” S 43º 1’25.66”) fica em frente ao número 329 da Estrada Gilberto de Carvalho (RJ102), conhecida como Estrada da Serrinha, do lado

Via Recuperação - 2° II E1 D1 60m -------- CROQUI
Conquistadores: Leandro do Carmo, Luis Augusto Avellar e Marcelo Correa (2021)

Via Didática - 2° II A0 E2 D1 210m -------- + CROQUI
Conquistadores: Eny Hertz, André Costa, Claudney Neves, Karla Paiva, Mariana Abunahman e Beatriz Marques (2017)

A base fica exatamente no final da trilha, entre um diedro coberto de de vegetação à esquerda e a canaleta de mato à direita, base de um talvegue ao lado de uma grande árvore. Termina abaixo do Mirante  do Carmo, levemente à direita, olhando de baixo para cima, na altura do penúltimo grampo da via Bruno Silva.Via bem tranquila com com um pequeno artificial em parafusos num lance bem vertical.

Golpe do Cartão 2° III E2 D1 105m -------- + CROQUI + RELATO DA CONQUISTA
Conquistadores: Leandro do Carmo, Leonardo Carmo, Marcelo Sá e Eny Hertz (2014)

A base fica cerca de 30 metros à direita da base da via Didática, após a base do talvegue. Termina abaixo de uma pequena mata. A via mais repetida do setor. Segue por caminho bem limpo com lances tranquilos. Excelente para quem está começando a guiar. É necessário fazer rapel pela via ou emendar na Dois Dias de Sol ou na De Olho nas Vizinhas, vindo a terminar no Mirante do Carmo. Todas as paradas e pontos de rapel está duplicadas.

Dois Dias de Sol - 3° IV E1/E2 D1 170m -------- + CROQUI 
Conquistadores: Marcelo Correa, Leandro do Carmo, Luis Augusto Avellar e Marcos Lima (2020)

A via é uma variante da via Golpe do Cartão, iniciando a partir da primeira parada (55 metros) da via Golpe do Cartão, seguindo para a esquerda e subindo por uma rampa entre o talvegue e o final da via Golpe do Cartão. Termina no alto de uma canaleta que fica à direita e acima do Mirante do Carmo. A linha é bem bonita e segue bem protegida. Tem uma diagonal que fica bastante molhada durante alguns dias após a chuva. Dê pelo menos dois dias de sol para entrar na via. O final passa por alguns degraus e um trecho mais vertical. Considerar mais 55 metros do primeiro esticão da via Golpe do Cartão.

Projeto do Alexandre Valadão

Projeto iniciado com apenas um grampo batido bem alto, fica abaixo de um diedro com vegetação a direita da Golpe do Cartão.

Variante Levada da Breca - 3º E1 25m
Conquistadores: Alessandra Neves, Eny Hertz, Karla Paiva e Mariana Pardal

A base fica a cerca de 20 metros da via Golpe do Cartão e termina na primeira parada da via De Olho Nas Vizinhas. Um boa alternativa para fugir do crux da via De Olho nas Vizinhas.

De Olho nas Vizinhas - 3º IVsup E2 D2 250m -------- + CROQUI + RELATO DA CONQUISTA
Conquistadores: Leandro do Carmo e Ary Carlos (2014)

Começa com uma saída forte, onde o crux fica entre o primeiro e segundo grampo. A primeira parada é dupla e fica fora de visão, devido a um dique. Parando ali, vai diminuir um pouco o arrasto da corda. A partir daí, a via segue numa linha bem óbvia num terceiro grau, vindo um IV bem delicado. Olhando de baixo vê-se muita agarra, mas a maioria não é sólida. A terceira enfiada é um costão, com uns 30 metros caminhando, onde vem uma parte mais lisa e com pequenas agarras, onde se sobe em diagonal para a direita e encontra o último grampo dessa primeira parte. A partir daí, é só seguir até a base da segunda parte da via. Suba até a primeira proteção, partindo numa grande diagonal para a esquerda, abaixo de um grande diedro, por até uma parada dupla. Dali seguir até o Mirante do Carmo.

Variante O Medroso Mais Corajoso - 2º E2 27m -------- + CROQUI 
Conquistadores: Marcelo Correa e Leandro do Carmo (2020)

Fica na primeira proteção no início da diagonal da última enfiada da via "De Olho Nas Vizinhas", abaixo do grande diedro. Um bom lance em horizontal, com cerca de 27 metros que segue uma linha de cristais até a terceira parada da via Dois Dias de Sol.

Mistérios do Arranha Gato - 3° IVsup E1/E2 D1 140m -------- + CROQUI
Conquistadores: Marcelo Correa, Leandro do Carmo e Luis Augusto Avellar (2020)

A base fica a cerca de 10 metros à direita da base da via De Olho Nas Vizinhas. O crux está na primeira enfiada e é feita em lances com pequenas agarras, até passar um dique com cristais num lance bem bonito, sendo a mais forte da via. É interessante fazer uma parada curta, com cerca de 20m para evitar o arrasto na corda. A segunda enfiada com 30 metros tem alguns lances com agarras ainda por quebrar. Começa tocando reto e vai fazendo uma diagonal para a direita, até um platô mais confortável para a parada. Dali, continua seguindo para a direita e contorna para a esquerda novamente.

A terceira enfiada foi conquistada para quem quer continuar e emendar no segundo trecho da via "De Olho nas Vizinhas" que segue numa diagonal para a direita, abaixo de um grande diedro ou emendando no final da "Dois Dias de Sol" pela variante horizontal "O Medroso mais Corajoso", ambas terminando no Mirante do Carmo, com saída pela trilha do Alto Mourão.

Paredão Ary Carlos - 4 VIsup E1/E2 D1 60m --------- + CROQUI
Conquistadores: Marcelo Correa, Leandro do Carmo e Luis Augusto Avellar (2021)

Conta com uma saída forte, com lances bem técnicos. No segundo trecho, emenda em um diedro meio cego com algumas opções de proteção móvel, utilizando camalot #0,75 e o #2. Não é obrigatório, mas deixa os lances mais protegidos.

Coração Valente - Vsup E1/E2 30m -------- + CROQUI
Conquistadores: Marcelo Correa, Leandro do Carmo e Luis Augusto Avellar (2021)

A via apesar de curta é excelente. Talvez conte com os melhores lances do setor. Uma saída bem técnica que acompanha um dique em diagonal para a direita, bem vertical. Após esse trecho, entra num grande buraco, fazendo os lances no estilo chaminé. A saída desse buraco é bem bonita e segue até uma parada dentro de um outro buraco menor. Existe a opção de fazer uma horizontal para a direita para montar top rope e entrar na Falar é Fácil.

Falar é Fácil - VIIa E1/E2 30m  -------- + CROQUI
Conquistadores: Marcelo Correa, Leandro do Carmo e Luis Augusto Avellar (2020)

A base fica bem ao lado da Coração Valente. A base é facilmente identificável por uma canaleta com lances que parecem ser fáceis para quem olha de baixo. Daí o nome da via: Falar é Fácil. Segue por uma canaleta com alguns buracos no início. O crux está entre o segundo e o terceiro grampo. Depois segue por lances técnicos em pequenas agarras até entrar numa chaminé. A saída é bem atlética num lance bem vertical. Segue até mais acima e vai diminuindo a graduação. 

Guela Seca - 3 IIIsup E1/E2 D1 150m ------ + CROQUI
Conquistadores: Ary Carlos, Leonardo Carmo e Ivison Rubin (2020)

Via com lances bem variados e bem tranquila. Tem alguns lances sujos, mas no geral segue tranquila. Tem a opção de fazer cume, emendando no final da via CNM 15. O nome da via é em faz menção ao Bar Guela Seca, ponto de parada tradicional dos sócios do CNM depois das escaladas da região.

Via CNM 15 - 3º IVsup E1/E2 D1 200m ---------+ CROQUI + Relato da Conquista
Conquistadores: Leandro do Carmo, Marcelo Correa, Eny Hertz, Luiz Avellar e Ivison Rubim (2020)

A base fica cerca de 300 metros à direita da base da via de Olho Nas Vizinhas, quando a pedra volta a perder a inclinação. Para chegar à base, deve seguir a trilha que fica na base da parede. Fica bem fácil de identificar a via. A via segue uma linha bem interessante, sendo o crux logo após a primeira parada. Recomenda-se fazer a primeira parada a 30 metros para reduzir o arrasto. Após o crux, faz-se uma diagonal para a esquerda e volta a subir, seguindo bem tranquilo e com um visual fantástico. Ao final, segue por aproximadamente 100 metros até chegar à Trilha do Alto Mourão.

Variante CNM15+1 - IIIsup E2 10mts ------- CROQUI
Conquistadores: Marcelo Correa, Luis Augusto Avelar e Ivison Rubim (2021)

Pequeno trecho de cerca de 10 metros: um lance de IIIsup em aderência subindo reto a partir da P1 da CNM15 em vez de seguir pela canaleta à direita, o crux da via CNM15, de mesma graduação,  e encontrando a linha original na horizontal acima. Evita o arrasto da corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.