terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Escalada em Niterói - Parque da Cidade e São Francisco


Um setor que ficou abandonado por anos. Até que por iniciativa do Blanco P. Blanco e ajudado amigos, regrampeou a Paredão Surpresa e conquistou a via Paredão Segunda Feira. a via Não tem nome também foi conquistada próxima ao local, dando belas opções de escalada na região.

Localização

Exibir mapa ampliado

Setor Santo Inácio

- Face Norte -

Paredão Segunda Feira
Via conquistada em 2019 por Blanco P. Blanco e Marcos Lima "Velhinho"

Projeto Inacabado

Paredão Surpresa - 3º IVsup E2 D2 250m -------- + CROQUI / FOTOS /VÍDEO
Conquistadores: Felis Pires, João Muller, Leonardo Alvarez e Ruy Mazureki - 1978
Regrampeada: Blanco P. Blanco e Marcos Lima "Velhinho" - 2019

O início da base fica no final de uma vila, que tem acesso pela rua Mário Joaquim Santana, n° 204, Seguir subindo pela vila até o final, onde tem uma passagem até o início da trilha. Dali, segue-se caminhando até chegar à base. Assim que chegar à parede, deve-se seguir para a direita até achar uma subida num trepa pedra. A base fica bem alta. Segue para a esquerda e depois volta para direita, seguindo reto até a primeira parada. A segunda cordada segue pra cima, vindo um lance de 3°sup numa passagem para a esquerda, bem abaixo do teto, até chegar a uma chapeleta, antes do crux. O crux de V fica numa passagem em livre, num lance bem aéreo e vertical, fazendo a segunda parada acima dele. Dali, sobe um pouco e segue numa horizontal para a esquerda e toca pra cima até o final da via, com lances variados. O rapel pode ser feito pela via, tendo duas duplas entre a P4 e a P2, evitando a horizontal, num trecho por fora via. Se preferir, pode subir até o cume do Santo Inácio e descer por trilha, chegando ao Parque da Cidade.


- Cume Secundário do Santo Inácio -

Via Não tem Nome - IV 5° E2/E1 90m ---------- + Croqui / Fotos / Vídeo
Conquistadores: Leandro do Carmo, Ary Carlos, Vinícius Araújo e Alex Figueiredo - 2017

A via começa numa canaleta bem vertical, com a primeira proteção relativamente alta, onde temos o crux da via. Os lances iniciais são bem verticais bem delicados. Muitas agarras ainda por quebrar. A via segue bem protegida até a primeira parada. A partir daí, vai ficando mais positiva até chegar ao cume.


- Face Oeste -



Kempo - IXa

Sem informações sobre a via


Setor Campo Escola da Viração

O acesso é na quinta curva, depois que começa a subir a estrada da Viração, em direção ao Parque da Cidade. Depois que entra na trilha, segue-se por uns 50 metros e irá passar por um grande eucalipto caído, na qual deverá seguir por cima dele. Um pouquinho mais acima, verá outro eucalipto à direita, sair da trilha e procurar a entrada. É um corredor que começa estreito e vai fazendo curvas. Uma formação bem interessante.

CROQUIS

Via da Entrada
Última Via
Chaminé Móvel
Via do Marimbondo
Vai que é sua Taffarel
Chaminé Niterói
Chaminé Urubu
Artificial


Setor da Velha Faladeira


Duas vias bem rápidas, boa para no horário de verão, escalar no final de tarde. Você literalmente pode dar segurança de dentro do carro! A base das vias fica no final da rua Tupiniquins, em São Francisco. Da base dá para ver bem a linha das vias. A da direita é a Velha Faladeira, a da esquerda, a Quarto Escuro.

Localização

Exibir mapa ampliado

Vias

Quarto Escuro - IV E2
Velha Faladeira - IV E1

Algumas fotos:

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.