Regrampeação da Via Paredão Surpresa - Santo Inácio
Por Leandro do Carmo
Recentemente, uma das vias que muitos sabiam da existência, mas pouco se sabia sobre ela foi reformada. Sempre que passava pela Estrada da Cachoeira, de São Francisco em direção ao Largo da Batalha, pensava: Será que existe uma via nessa face? Pois é... Ela existe! E agora está toda regrampeada e disponível para escalar.
Foram diversas investidas lideradas por Blanco P. Blanco, contando a ajuda de algumas pessoas como o Marcelo Correa e Marcos Velhinho, para descobrir a linha da via, trocar as proteções, limpar a base e refazer a trilha de acesso. Hoje, a via está toda com chapeletas PinGo, paradas e pontos de rapel duplicados.
A via Paredão Surpresa foi conquistada em 1978, por Felis Pires, João Müller, Leonardo Alvarez e
Ruy Mazurek e o nome da via fazia referência a única passagem em livre pelo teto.
Como chegar à base da Via Paredão Surpresa
O início da base fica no final de uma vila, que tem acesso pela rua Mário Joaquim Santana, n° 204, Seguir subindo pela vila até o final, onde tem uma passagem até o início da trilha. Dali, segue-se caminhando até chegar à base. Assim que chegar à parede, deve-se seguir para a direita até achar uma subida num trepa pedra. A base fica bem alta.
A base da via começa alta. Segue para a esquerda e depois volta para direita, seguindo reto até a primeira parada. A segunda cordada segue pra cima, vindo um lance de 3°sup numa passagem para a esquerda, bem abaixo do teto, até chegar a uma chapeleta, antes do crux. O crux de V fica numa passagem em livre, num lance bem aéreo e vertical, fazendo a segunda parada acima dele. Dali, sobe um pouco e segue numa horizontal para a esquerda e toca pra cima até o final da via, com lances variados. O rapel pode ser feito pela via, tendo duas duplas entre a P4 e a P2, evitando a horizontal, num trecho por fora via. Se preferir, pode subir até o cume do Santo Inácio e descer por trilha, chegando ao Parque da Cidade.
Leandro, parabéns pelo belo trabalho! Gostaria de aproveitar a oportunidade e o convidar a se tornar um dos colaboradores do site Escaladas.com.br. Topa? Mandei mensagem em particular pelo Messenger. Abraço!
A via é muito boa, com a manutenção ficou mais atrativa. Não podíamos deixar desativada. Parabéns ao Blanco por ter a iniciativa de tocar o projeto e fico agradecido de ter participado. I relato e imagens do Leandro estão perfeitos, mostrando desde a localização da trilha de aproximação até o cume da via. Agora vamos divulgar pra galera repetir a via.
Fizemos ontem e gostei muito da via, parabéns aos conquistadores e a equipe que fez a manutenção, nos proporcionando desfrutar de mais essa opção de escalada em nossa cidade maravilhosa. Não é "de graça" não.
Leandro, parabéns pelo belo trabalho! Gostaria de aproveitar a oportunidade e o convidar a se tornar um dos colaboradores do site Escaladas.com.br. Topa? Mandei mensagem em particular pelo Messenger. Abraço!
ResponderExcluirA via é muito boa, com a manutenção ficou mais atrativa. Não podíamos deixar desativada. Parabéns ao Blanco por ter a iniciativa de tocar o projeto e fico agradecido de ter participado. I relato e imagens do Leandro estão perfeitos, mostrando desde a localização da trilha de aproximação até o cume da via. Agora vamos divulgar pra galera repetir a via.
ResponderExcluirFizemos ontem e gostei muito da via, parabéns aos conquistadores e a equipe que fez a manutenção, nos proporcionando desfrutar de mais essa opção de escalada em nossa cidade maravilhosa. Não é "de graça" não.
ResponderExcluir