terça-feira, 24 de outubro de 2023

Regata Escola de Vela Praiana

Por Leandro do Carmo

Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco

Dia: 18/06/2023
Local: Charitas - Niterói
Participantes: Leandro do Carmo, João do Carmo e Lucas Costa


----------------------------------------------

Arquivos da Regata


-----------------------------------------------



Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco






Vídeo 

Relato

Essa seria a terceira regata do Ranking . Já estava bem mais a vontade e aquela sensação de “O que eu faço agora?” foi deixada pra trás. Até o Lucas e o João já estavam entendendo melhor o funcionamento das coisas. O João me disse: “Papai, presta atenção na hora da largada”. Até um relógio eu estava usando dessa vez, pois quando o sinal de 1 minuto para a largada fosse dado, eu teria mais noção de quanto tempo eu levaria para cruzar a linha de largada bem posicionado.  

Não havia velejado na semana anterior, pois não houve atividades no Prevela, o que nos fez marcar de nos encontrarmos também no sábado, com intuito de arrumar os barcos e dar um treino. O que mais eu precisava era de alguns minutos a mais dentro da água, ou melhor, dentro do barco. No domingo, dia da regata, chegamos mais tarde ao Prevela, era 10h. Começamos a montar os barcos e organizar tudo. Ao todo, éramos 5 Dingues na água. Por volta das 12h 30min saímos velejando em direção ao Praia Clube São Francisco.


 

Velejamos empopados com um vento constante e rapidamente chegamos à entrada do quebra mar do PCSF. Aproveitei para treinar um pouco mais a largada. Depois de uns 5 bordos, fui para o píer sem aquele medo de 2 meses atrás. Desembarcamos no clube e aproveitamos para um rápido lanche. Estávamos com tudo pronto e esperamos somente a hora de ir para a água.  

Assim que os veleiros começaram a ir para a água, chamei o Lucas e o João para que a gente começasse a preparar as coisas. O vento estava mais forte que nas últimas duas regatas. Porém, o trecho inicial dessa regata, estaríamos com um vento contra. Essa primeira boia seria mais complicada. Depois de um tempo na água, escutamos o aviso de 5 minutos e bandeira foi levantada. Assim que ela descesse, faltaria 1 minuto. Aproveitei para dar uns bordos e calcular o tempo entre um ponto qualquer e a linha de largada, entre a torre do PCSF e uma bóia que foi fixada.  

Assim que ouvimos o sinal e bandeira desceu, comecei a marcar o tempo no relógio, não me distanciando muito. E quando faltavam 20 segundos, cambei e fui velejando para a linha de largada. Alguns veleiros já estavam à frente. Tocou o sinal da largada. Estava um pouco mais atrás, mas foi bem melhor que das últimas vezes. Não consegui acompanhar o rumo dos que estavam à frente, mas fui seguindo-os a uma certa distância. A partir de um certo ponto, optei por seguir diferente. Ou daria certo e ganharia alguma distância ou continuaria para trás. Fui dando uns bordos no rumo do Naval.  

Aproveitei um vento de través, e fui tentando me aproximar mais do Iate Clube Jurujuba. Os outros veleiros estavam mais próximos da bóia. Mas percebi que andavam pouco. Logo o vento parou por aqui também. E como ainda tenho dificuldade com vento fraco, acabei perdendo, novamente, a diferença que havia tirado. Lentamente, montei a bóia e segui velejando. Optei por um rumo diferente, na tentativa de tirar alguma distância. Depois que passou a altura do Morro do Morcego, consegui velejar numa empopada. Os outros barcos se concentraram bem mais longe que o nosso.  

Mais um barco veio na minha cola e seguimos mais paralelos à praia. Já chegando à bóia em frente à Praia das Flexas, dois barcos já voltavam, passando por mim. Os outros estavam bem próximos da bóia. Percebi que tinha tirado uma boa distância, mas não o suficiente. Cruzei a bóia e segui voltando. O vento havia aumentado um pouco e estava quase num contra vento. Fui dando uns bordos até estar próximo aos clubes.  Já dava para ver a linha de chegada. Faltava pouco.  

Não sabia exatamente a minha colocação, mas estava melhor do que nas duas regatas anteriores. Mais alguns metros e cruzamos a linha de chegada, ouvindo o sinal sonoro da organização da regata. Comemoramos e entramos no canal do quebra-mar do Praia Clube. Atracamos e ficamos aguardando os outros velejadores chegarem. Perguntei ao Luan, pai do Lucas, se ele sabia em qual posição havíamos chegado. Ele respondeu que era a sexta colocação. Nada mal para a terceira regata. Participamos da entrega da premiação e seguimos velejando de volta até o PREVELA, onde almoçamos e arrumamos os barcos. Uma melhora significativa com relação às duas últimas regatas. Seguindo na evolução. 

Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco

Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco

Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco

Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco




Regata Escola de Vela Praiana - Praia Clube São Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.