quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Regata Copa Marcelo Gilaberte, uma regata sem vento!

Por Leandro do Carmo

Regata Copa Marcelo Gilaberte, Uma Regata sem Vento 

Dia: 08/07/2023
Local: Charitas - Niterói
Participantes: Leandro do Carmo e Lucas Costa

----------------------------------------------

Arquivos da Regata


-----------------------------------------------



Relato  

Chegamos cedo ao Prevela e o dia estava bonito, porém sem vento. Arrumamos os barcos com calma. Como arrumamos tudo bem cedo, nossa ideia era dar um treino antes, mas nada do vento entrar. Ficamos aguardando durante um bom tempo e nada. Foi dando a hora e a única solução foi seguir para o Praia Clube São Francisco rebocados. Enfileiramos os barcos e seguimos até lá. Atracamos no píer do PCSF e aproveitamos para conferir nossas inscrições. Com tudo certo ficamos por lá esperando a hora.  

Aos poucos, os barcos foram saindo para água. Era o sinal de que estava dando a hora. Dessa vez, o percurso da regata só seria disponibilizado um pouco antes da largada e ficaria disponível no barco da Comissão. Era uma situação diferente. O vento estava bem fraco e não havia muita perspectiva de melhora. Fiquei dando uns bordos próximo à linha de largada, na tentativa de largar melhor, um problema que ainda preciso corrigir. O percurso da regata foi disponibilizado, tínhamos que seguir para uma boia na altura da virada da Estrada Fróes, e depois para uma, na direção da Praça do Rádio Amador. Agora era a hora! Assim que tocou o sinal de 1 minuto, tentei dar um bordo e me aproximar mais ainda, mas não consegui chegar o suficiente, saindo um pouco atrás. Com o vento fraco foi difícil acompanhar os mais experientes. Poucos barcos conseguiram.  

Com o tempo passando, o vento que era fraco parou de vez. Foi difícil conseguir montar a primeira boia. Com muito custo contornei e a volta foi dura. Ficamos quase a deriva. Fui remando com os próprios braços, bem lentamente, até ser resgatado pelo nosso barco de apoio. No resumo, apenas 8 barcos conseguiram completar o percurso. Devido ao fraco vento, o resultado da regata da Copa Gilaberte foi excluído do Ranking 2023 da Flotilha Ventania, pois nenhum barco inscrito no ranking completou a prova. Apesar do vento fraco, foi um dia de grande aprendizado.  

Devido ao vento fraco reinante durante a regata da Copa Gilaberte, os barcos atualmente inscritos no Ranking 2023 da Flotilha Ventania, não completaram o percurso dentro do limite de tempo estabelecido no item 13.2 das Instruções de Regata. Para não prejudicar o Ranking, por determinação da comissão organizadora o resultado da Copa Gilaberte não é mais valido e não será computado na súmula geral do Ranking 2023. A súmula da Regata Aniversário de PCSF, passará a ser agora válida para a quarta regata do Ranking. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.