quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Pico da Tijuca

Por Leandro do Carmo

Data: 19/06/2021
Local: Parque Nacional da Tijuca
Participantes: Leandro Carmo, Susana Selles, Gustavo Chicayban e Clara



Curiosidades:

O pico da Tijuca está localizado na Floresta da Tijuca, que é parte do Parque Estadual da Tijuca. Este é o ponto mais alto do Parque, com 1.022 metros de altitude, e o segundo ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, sendo o primeiro lugar o Pico da Pedra Branca, com seus 1.024 metros de atitude.

Inicialmente acredita-se que a primeira pessoa a abrir uma trilha até o Pico da Tijuca foi o biólogo alemão Hermann Burmeister em 1853. Ele estava fazendo pesquisas sobre a fauna e flora em nossa Mata Atlântica. Somente em 1885 o então administrador da floresta, o Barão D’Escragnolle resolveu sinalizar esta trilha para auxiliar os próximos montanhistas.  

Com relação à escadaria do Pico da Tijuca, há algumas controversas em relação a construção que leva ao cume. A versão mais aceita é que foi realizada pelo Presidente da República Epitácio Pessoa. O presidente estava na expectativa de facilitar a subida de um ilustre convidado. A importante visita seria o Rei Alberto I da Bélgica, que veio visitar o local em 1920, a convite do presidente.  

Mas essa história tem um detalhe: apesar da homenagem, o rei era um experiente montanhista e achou um absurdo fazer a escadaria na pedra. Ele preferiu subir pela rocha e descer pelo costão, que é uma trilha com alto nível de dificuldade.

Então naquela ocasião, a escadaria não teve muita serventia. Depois de alcançar o topo do Pico da Tijuca e observando a paisagem ali, o rei ficou maravilhado com a beleza do nosso Brasil. O rei ainda afirmou que a nossa natureza é a mais bela e empolgante do mundo!

Vídeo

Relato

O dia amanheceu meio nublado. Um friozinho gostoso. Tínhamos que chegar cedo à Praça Afonso Viseu para conseguir lugar para estacionar, visto que durante a pandemia, estava proibida a entrada de carros no Parque Nacional da Tijuca. Combinei de encontrar a Susana a 6:50h e de lá seguimos para o nosso destino. Levamos cerca de 40 até lá e conseguimos uma vaga bem localizada, sem maiores problemas. Já havia bastante gente no entorno, todos esperando a hora de abertura do parque.

Às 8 horas, entramos e iniciamos nossa caminhada pela estradinha que leva ao Bom Retiro, são cerca de 4,5 km até lá. A caminhada foi bem agradável e fomos bem rápidos. Já no Bom Retiro, aproveitamos para dar uma parada. Quem precisou, foi ao banheiro. Aproveitei para deixar os nomes junto ao guarda. Dali em diante, iniciaríamos a trilha, propriamente dita, pois até agora, havíamos só caminhado pela estradinha.


A trilha segue muito bem cuidada e seu início serve de acesso para diversas outras da região. Seguimos andando num ritmo bem tranquilo. O dia continuava bem agradável, porém com muitas nuvens. Minha preocupação agora era já não ter vista lá de cima. Fomos subindo e em alguns trechos conseguia ver alguma coisa bem ao fundo. Estávamos contornando o Pico da Tijuca e logo chegamos num largo, onde a trilha se dividia: para a esquerda, seguia para o Tijuca Mirim, par a direita, o Pico da Tijuca.

Seguimos para a direita e em pouco tempo chegávamos ao início das escadas. Seus grandes degraus chegam a impressionar. Fomos subindo bem devagar para apreciar a vista. As nuvens estavam bem altas e dali já tínhamos uma visão privilegiada. Num trecho mais confortável, parei para fazer algumas filmagens com o drone. Depois de uns 15 minutos parados, continuamos a subida e mais alguns degraus, estávamos no cume!

Uma caminhada bem rápida, mas muito bonita. A vista era a grande recompensa. Uma pena não estar naquele dia de céu azul... Mas isso pouco importava. Como havíamos entrado cedo, não tinha quase ninguém lá em cima. Mas aos poucos, foi chegando mais gente. Já era hora de ir embora! Começamos a descida e foi muito mais rápido do que a subida. Como diz o ditado: “pra baixo todo santo ajuda”.

Já no Bom Retiro, mais uma parada rápida,  e seguimos descendo até a portaria. Tudo conforme programado. Foram cerca de 13 km de uma caminhada muito agradável.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.