segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Serra da Bolívia

 Por Leandro do Carmo

Serra da Bolívia

Data: 19/09/2021
Local: Aperibé
Participantes: Leandro do Carmo e Jefferson Figueiredo


Dicas:

Existem alguns caminhos para iniciar, mas todos se encontram mais acima. Dependendo de onde se começa, pode passar por 4 trechos mais técnicos. A caminhada é bem exposta ao sol.

Como chegar:https://goo.gl/maps/UmCH11NWtKXuWP7VA
(Caminho a partir da ponte em Itaocara)

Trilha no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-da-bolivia-86730347

Relato

Já faz bastante tempo que fui a primeira vez à Itaocara e sempre tinha a Serra da Bolívia como um dos meus objetivos. Apesar de estar no município vizinho, Aperibé, de Itaocara temos uma vista privilegiada da pedra e sua beleza encanta que passa por perto e até quem passa longe... Ela está localizada bem próximo do Rio Paraíba do Sul e compõe uma bela paisagem, principalmente no por do sol.

Havia programado minha ida à Itaocara para fazer algumas aulas de canoagem com a ACAI e deixei o domingo livre para, finalmente, poder subir a Serra da Bolívia. Saí de Niterói as 4:30 da manhã e a viagem levou cerca de 4 horas. O dia estava firme e bem aberto. Passei o sábado remando nas belas águas do Rio Paraíba do Sul.

No domingo, acordamos bem cedo e chegamos ao início da trilha por volta das 5:30 da manhã. Nossa ideia era voltar antes que o sol estivesse forte. Iniciamos a caminhada ainda um pouco escuro. Passamos por uma casa sem fazer muito barulho e cruzamos uma cerca bem no alto. Dali seguimos pelo pasto. Fomos ganhando altura até chegarmos à primeira subida em rocha. Um pequeno obstáculo, mas que fez a Fabíola e a pequena Maitê desistirem. Elas ficaram nos esperando, enquanto continuamos a subida.

O caminho seguia óbvio e logo caminhamos paralelos a uma cerca até chegarmos ao segundo ponto técnico da trilha. Esse, talvez o mais difícil. Haviam duas pessoas já no alto com uma corda. Passamos por eles e continuamos subindo. O trecho fica bem íngreme até chegarmos em mais um costão. Esse mais fácil que o anterior. O som da natureza era impressionante. Muitos cantos de pássaros formavam uma sinfonia. A vista era fantástica e já podíamos ver a cidade de Itaocara e boa parte do trecho do Rio Paraíba do Sul.

Passado o trecho, cruzamos uma pequena parte com vegetação bastante seca. Minha mochila estava pesada. Um de nossos objetivos era colocar uma proteção fixa para que outras pessoas pudessem fixar corda e auxiliar a subida. O calor e o peso da mochila foram cobrando o preço, mas vista era tão impressionante que por certos momentos, nem lembrava...

Continuamos a caminhada e logo estávamos próximos ao topo do cume da direita, isso de quem olha a Serra da Bolívia de Itaocara. Desse ponto, descemos e contornamos a sela até subir o último trecho técnico. Era um trepa pedra bem tranquilo, mas que tem várias pedras soltas. Dali subimos em direção ao cume.

Em poucos minutos alcançamos o cume. A vista impressionava. O cume se destaca e temos uma visão 360° de toda a região. Dali podíamos ver algumas cidades do entorno. O rio Paraíba do Sul cortava a paisagem de forma suave. O rio já tivera a oportunidade de conhecer, mas a Serra da Bolívia era a primeira vez.

Ficamos ali no cume durante um tempo até que começamos a descer. Aproveitamos para colocar um grampo em um dos trechos técnicos e ainda ajudamos um grupo a subir. Descemos bem rápidos, até que encontramos novamente a Fabíola e a Maitê. Dali, seguimos para o carro. Dali de baixo, podia ver o quanto havíamos subido. 

Vídeos



Fotos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.