segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Travessia Itapebussus x Mar do Norte

Por Leandro do Carmo

Travessia Itapebussus x Mar do Norte

Data: 26/06/2021
Local: Rio das Ostras
Participantes: Leandro do Carmo e Leonardo Carmo
















Dicas

Duração:
Distância:

Início da Trilha

Como chegar:


Já havia um bom tempo que estava querendo fazer essa travessia. Há uns meses atrás, fomos até umas praias, mas não avançamos muito por conta do forte calor. Esperamos que estive num tempo mais fresco. O outono estava aí. Previsão de tempo aberto e temperatura amena. Condições perfeitas!

Acordamos nem tão cedo, afinal de contas era perto da nossa casa. Saímos por volta das 8 horas e nosso pai nos deu uma carona até próximo do início da trilha. Dali caminhamos alguns metros até o início propriamente dito. Entramos num caminho bem aberto. A trilha seguia num trecho com areia mais fofa, mas logo ela foi ficando bem compactada. A caminhada foi ficando mais agradável. As poucas árvores do início deram lugar a uma vegetação rasteira e bem florida. Não havia mais abrigo do sol. Mas estávamos numa época em que no sol não era problema.

Era quase uma estradinha, de tão larga. Dali, conseguíamos ver a região serrana de Macaé bem ao fundo, bem como Pico do Frade. O São João mais a oeste também se destacava. Fomos andando num bom ritmo e fizemos uma parada de uns 15 minutos para filmar com o drone. Não passava ninguém, com exceção de um pescador que passou enquanto filmávamos. De volta a caminhada, passamos por um trecho onde corria um pouco de água e mais a frente estávamos na praia.

Continuamos andando e passamos pela Lagoa de Itapebussus. Dali seguimos pelo costão e cruzamos a segunda de muitas praias que viria pela frente. O mar estava bem agitado, era mudança de lua. As pedras estavam bem molhadas e todo cuidado era pouco. Continuamos andando passando por costões e praias. A formação rochosa do local é espetacular. Depois de passar por pequenas praias, caminhamos por uma maior. A areia era muito fofa e seria assim por todo o caminho.


A cada quilômetro andado, estávamos mais isolados. A paisagem era bem peculiar. Ventava bastante. A areia fofa dificultava bastante, mas seguimos andando. Mais costões e praias resolvemos fazer mais uma parada para uma nova filmagem com o drone.  Mais uns 15 minutos e continuamos. Já havíamos caminhado cerca de 7 quilômetros. Faltavam, aproximadamente 3 quilômetros para completarmos nossa travessia.

Desse ponto em diante, passamos por diversos desenhos talhados nos costões. Já estávamos próximos do fim. Percebi que a medida que chegávamos ao Mar do Norte, já encontrava mais vestígios das pessoas. Era uma fogueira apagada, uma cabana feita de bambus... De longe avistei algumas pessoas. Era a certeza de que chegávamos ao final.

Já na última praia, entramos no acesso ao condomínio e na portaria, pedimos um UBER, que nos levou de volta para casa. Foram 2h40min de caminhada, contato as paradas. Uma excelente opção para quem for passar uns dias em Rio das Ostras!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.