segunda-feira, 31 de março de 2014

Escalada em Niterói - Esportivas do Bairro Peixoto

Por Leandro do Carmo

Conheça também outros setores:



Escalada em Niterói - Esportivas do Bairro Peixoto


Neste setor que é acessado pelo Bairro Peixoto, possui duas falésias: A Falésia do Peixoto e a do Mau Caminho. A Falésia do Peixoto é considerada por muitos, o melhor ponto de esportivas da cidade. A Falésia do Mau Caminho, foi aberta recentemente, possui a mesma trilha de acesso à Falésia do Peixoto. O início da trilha se dá na rua Scylla Souza Ribeiro, próximo ao número 545 (link para o google maps). Tem como referência um orelhão, próximo a entrada da trilha. A trilha é bem óbvia e vai seguido sempre a direita. Em um determinado ponto, após cruzar um grande caminho de água de chuva, verá uma pedra. Seguindo a esquerda, chegará na Falésia do Mau Caminho, seguindo à direita, chegará na Falésia do Peixoto.


Localização

Exibir mapa ampliado


Croqui Falésia do Peixoto

Vias

Abstinência da Conquista - Xb
Catranco - VIsup
Combustão Espontânea - VIIIc
Dos Outros - projeto
Favela dos Marimbondos - VIIIb
Faz-me Rir - VIIIc
Fenda Bougainville - Vsup E3
Fenda para o Platô - VIIa
Garrão - VIIb
Garrete - VIIIa
Que Miséria é Essa - VIIb/c
Semente - VIIb/c
Semente na Favela - VIIb
Suando Frio - VIsup
Zazú Treme-Treme - VIsup


Falésia do Mau Caminho


Segue o texto preparado pelo Luiz Andrade para o Botetim do CNM de Setembro de 2013 sobre o Mau Caminho:

Esse ano a prática da escalada esportiva em Niterói ficou ainda mais fortalecida e diversificada. O conhecido setor esportivo no Bairro Peixoto que concentra as vias esportivas mais frequentadas da região cresceu com a abertura de um novo setor batizado pela comunidade de Mau Caminho.

Utilizando a mesma trilha de acesso em direção as vias esportivas do Peixotão (apelido carinhoso), o acesso ao novo setor está localizado no meio dessa trilha. Para chegar lá é simples :logo após a primeira descida da trilha,  cruzar a drenagem natural de pedras subindo a esquerda (antes ainda do pequeno bananal) por poucos metros antes de acessar o Mau Caminho.

Esse setor já era conhecido por alguns escaladores quando as primeiras vias do Peixotão foram abertas mas acabou sendo ´deixado de lado´ pois não aparentavam ser o filet mignon das esportivas do local... Somente no inicio de Junho/13 a comunidade voltou a visitar o Mau Caminho percebendo o potencial de muitas vias interessantes... seguindo as recomendações para aberturas de novas vias dentro do PESET e as regras de mínimo impacto, as primeiras vias começaram a ser abertas.

Tivemos muito trabalho pra preparar o local pensando não somente nas conquistas mas também nas futuras repetições... o setor precisou de alguns ajustes : a pequena trilha de acesso, retirada de troncos caídos e blocos duvidosos da própria falésia, etc. Foi muita ralação ! Nascia assim o setor Mau Caminho. 

A primeira via aberta foi a Via Zero 5 E2/E3 conquistada por Alexandre Langer e Luiz Andrade realizada toda em móvel. A partir dela surgiu um dos clássicos do setor O Crime 5+ aberta pelos mesmos conquistadores e também Rafael Arend.

Logo a noticia se espalhou entre a comunidade de conquistadores e escaladores locais e recebeu uma série de conquistas, primeiras ascensões e muitas cadenas. Daniel Olho, Fabio Gollum, Luna Pombo, Russel Siqueira, Guga Macedo entre outros são alguns dos que contribuíram para a abertura desse setor.

A mobilização dos escaladores foi muito bonita ! Dividimos custos e revezamos responsabilidades. As vias começaram a surgir uma após a outra. Depois de pouco mais de 1 mês de trabalho, o setor já apresentava mais 11 vias esportivas conquistadas em sua maioria com chapeletas e grampos inox.
O mais interessante do Mau Caminho é que uma boa parte das vias esta abaixo do 6 grau possibilitando aos novos escaladores a possibilidade de guiar linhas esportivas ´fáceis´ - o que faltava em Niterói. Além de O Crime 5+, destacam-se no setor :Invasores 5+, Evidências Ocultas 5+ e Penetras 7a.

As vias mais difíceis foram as ultimas a serem conquistadas pois estão localizadas na parte mais negativa da falésia onde algumas agarras receberam o reforço da famosa Sikadur para garantir integridade e longevidade das vias. Trombadinhas 7b/c, Mau Elemento 8a/b e Habeas Corpus ?são alguns exemplos estando essa ultima aguardando ainda sua primeira cadena ( um possível nono grau ). Ainda é possível escalar algumas variantes conectando vias como a Var. Mau Trombadinha 7c, a Var. Intrusos 7b e outras que surgem da criatividade dos que frequentam o local.

Parabens a todos os que ajudaram direta e indiretamente o desenvolvimento do Mau Caminho que aguarda a visita de escaladores em busca de vias novas para on-sight, flash e até mesmo os raros firstascents em Niterói.

Saudações montanhistas,

Luiz Andrade

lcnandrade@hotmail.com

Croqui Falésia do Mal Caminho
Seguem algumas fotos:

Início da Trilha

A esquerda dessa pedra: Falésia do Mau Caminho
A direita: Falésia do Peixoto
Na Falésia do Mau Caminho
Falésia do Mau Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.