Por Leandro do Carmo
Regata Comandante Horácio
Arquivos da Regata
Relato
Havia chegado o dia da última regata do Ranking da Flotilha Ventania. Como passa rápido... Lembro como se fosse hoje a minha primeira regata, a dificuldade de entrar no píer do Praia Clube São Francisco, montar e regular o barco, etc. Com relação a minha posição no ranking, terminei a 7ª Regata, em 6º lugar, mas com uma diferença de 4 pontos para o 4º, posição na qual era a única que teria condições matemáticas de alcançar. E por que não tentar?
Já havia mudado de barco, o que fez melhorar a minha performance. O Terral é extremamente pesado e somada a minha inexperiência, me trazia uma grande desvantagem. Com o 03, aumentavam as minhas chances. Cheguei cedo ao PREVELA e preparei o barco. As peças estava meio desorganizadas, mas dei um jeito. Marcelo, Carol e Isaías foram à frente, eu fiquei esperando as crianças chegarem. Por volta das 11h 30min, eles chegaram e logo seguimos para o Praia Clube São Francisco, com a Alice timoneando num través folgado. Lá, atracamos, fizemos um lanche, e aguardamos o início da regata.
O vento não estava muito forte e optaram por mudar o percurso, encurtando a última perna. Por volta de 13h 15min fomos para a água. Deixamos o cais de aproveitamos para dar alguns bordos para treinar para a largada. O Marcelo deu algumas dicas e tratamos logo de seguir. Deu o aviso de 5 minutos e tivemos o cuidado de ficarmos próximos a linha de partida. Assim que deu a largada, conseguimos largar relativamente bem. Seguimos rumando para a boia de Jurujuba. O vento havia melhorado e ganhamos velocidade, seguindo na terceira posição, passando para segundo em alguns momentos. Estávamos com um desempenho muito bom nesse trecho.
Montamos a boia e seguimos para a segunda, que estava próxima ao PREVELA. Ali, já perdemos um pouco de velocidade e já não conseguíamos manter a posição, acabamos caindo para quarto lugar. Assim que montamos a boia, seguimos numa empopada. Cruzamos a linha de chegada e atracamos no píer do PCSF. Estava na expectativa se iríamos conseguir o quarto lugar e assim garantir uma medalha. A Alice estava triste pois havíamos chegado em 4º lugar nessa regata, mas achava que no geral, tínhamos conseguido. Não falei para ela, com intuito de fazer-lhe uma surpresa.
Assim que a premiação começou e quando terminaram os agradecimentos, o Comandante Horácio começou a chamar os premiados e quando ele chamou o quarto lugar, com os nomes de Leandro do Carmo, Alice do Carmo e João do Carmo, eles ficaram felizes. Meta atingida. Na primeira regata, havia colocado como meta tentar chegar entre os três primeiros em alguma regata. Ficar em quarto no geral foi ótimo. Uma pena não conseguir levar o Lucas nessa, pois só dava para levar mais dois proeiros.
Só tínhamos duas medalhas e conversei com o João e ele aceitou dar a dele, assim, toda a tripulação ficaria feliz. O João e Alice foram embora de carro e eu segui velejando de volta até o PREVELA, onde por sorte havia encontrado o Lucas. Dei a medalha a ele e percebi que ficou muito feliz. Missão cumprida e que venham mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.