terça-feira, 25 de junho de 2024

Pedra de Itaocaia

Dia: 17/02/2023
Local: Itaipuaçu - Maricá
Participantes: Leandro do Carmo, Alice do Carmo, Danilo Dagnino, Ezequiel Gongora, Vera Menezes e Igor

Vídeo

Trilha da Pedra de Itaocaia

Já fazia um tempo que não subia a Pedra de Itaocaia. Aproveitei que o Danilo estava querendo voltar as atividades e sugeri de fazermos essa trilha, por ser relativamente próxima de casa e curta, mas com um visual bem bonito. A minha filha Alice também foi. Ela sempre me pede para ir e já estava devendo essa.

Nos encontramos as 7h 30min numa padaria, bem na principal rotatória do Barroco, em Itaipuaçu. Tomamos um café da manhã e seguimos para o início da trilha. Com as inúmeras obras de Maricá, acabei passando da entrada, mas percebi a tempo, voltando e entrando na rua certa. Dali, seguimos até ao início da trilha, que também havia mudado um pouco. Entramos e a subida agora se inicia um pouco antes, evitando uma laje que sempre ficava molhada.

Começamos a subir, passando alguns trechos molhados e logo estávamos no primeiro mirante, voltado para Itaocaia Valley. A Alice não se sentiu bem e tivemos que esperar um pouco. Dei a ela algo para comer e beber. Aos poucos foi se recompondo e logo estava andando novamente. Continuamos a caminhada e veio um trecho bem fechado. Fui à frente abrindo caminho. Mais a acima, a trilha abriu e percebi que havia tido um grande incêndio. Ajudou um pouco e logo estávamos no cume. Uma vista fantástica, com 360º de belas paisagens. Dava para ver toda a praia de Itaipuaçu, a Serra da Tiririca, Serra do Calaboca, Serra de Itaitindiba, Pedra de Inoã, Serra de Camburi, Serra da Chuva e Espraiado.

Aproveitei para fazer algumas imagens com o drone. Pegamos o caminho de volta e descemos rápido. Ainda paramos na casa do Danilo para tomar uma água e descansar um pouco. Uma bela caminhada que é muito pouco divulgada. Maricá, nunca decepciona!