Por Leandro do Carmo
Regata Copa Pomar – Iate Clube Brasileiro
Dia: 03/02/2024
Local: Charitas - Niterói
Participantes: Leandro do Carmoe Alice do Carmo
Relato
Amanheceu nublado, mas quente. Porém, bem mais fresco do que os últimos dias de calor. Cheguei cedo ao PREVELA para arrumar algumas coisas e deixar tudo preparado. Hoje era o dia da Copa Pomar, promovida pelo Iate Clube Brasileiro. Nessa regata, eu fui com minha filha Alice e o João, com Isaías no DAG.
Montei o barco e fui para a água testar. Dei alguns bordos por perto e voltei para a areia, aonde aguardamos. Era hora de partir. Botamos os barcos na água e seguimos numa empopada em direção ao Iate Clube Brasileiro. Mas antes, demos uma passada bem rápida no Praia Clube. Ficamos em frente ao ICB dando uns bordos e a medida que o tempo foi passando, vários Dingues foram aparecendo. Em pouco tempo estava lotado.
A Copa Pomar consistia numa série de 3 regatas barlasota, com a largada e a chegada em frente ao Píer do Clube e a boia a ser montada, estava próxima ao PREVELA. Havia esquecido o relógio, então tinha que ficar de olho na comissão. Como tinha muito barco na água, optei por ficar mais atrás. Assim que tocou o sinal da largada, posicionei o barco e acabei fazendo um percurso diferente. Até que consegui um razoável desempenho. O vento estava constante e consegui orçar bem. A Alice se divertiu escorando. Me enrolei um pouco para montar a boia, perdendo um pouco de tempo, mas nada que comprometesse. Na volta, seguimos num empopada, cruzando a linha de chegada à frente de alguns barcos.
Esperamos um pouco e já estava dando o sinal de 5 minutos para a largada da segunda regata do dia. Dessa vez largamos mal. Saímos bem depois dos outros velejadores, mas conseguimos compensar com uma boa orçada. O barco desenvolveu bem, mas mesmo assim, não consegui acompanhar o pelotão da frente, mas segui no meio. Montamos a boia e na empopada, conseguimos tirar um pouco da diferença. Continuamos velejando e travando uma disputa pessoal com um barco de uma dupla. Conseguimos chegar à frente.
Mais uma largada e dessa vez, acabei saindo pior que da
primeira. Mas seguimos constantes, sem muita alteração. Consegui tirar uma boa
distância do barco que havia chegado à frente na regata anterior, mas dessa vez
fiquei atrás. Na última regata, largamos melhor. Na orçada, optamos por um
traçado diferente, o que me deu um pequena vantagem em relação à alguns barcos.
Na empopada, já quase chegando, fui vendo a diferença diminuir para um grupo
que vinha logo atrás, mas consegui chegar à frente, por poucos centímetros,
numa
chegada emocionante.
No geral, ficamos no meio da classificação, mas na categoria mista, em segundo, ganhando uma medalha. A Alice ficou bem feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.