quinta-feira, 16 de maio de 2024

2ª Regata Partiu Verão

Por Leandro do Carmo

2ª Regata Partiu Verão - Rio das Ostras

Dia: 16/12/2023
Local: Rio das Ostras - RJ
Participantes: Leandro do Carmo e Carlos

Relato

Infelizmente não tenho fotos, mas essa foi uma grande aventura e merece deixar o registro, pois foi a primeira vez que saí para velejar fora da enseada de Charitas e São Francisco.

Já sabia que teria essa regata em Rio das Ostras e a Denise, que também faz parte do PREVELA, me passou um contato de um amigo, o Carlos de Barra de São João, pois talvez ele arrumasse um barco para que eu pudesse participar da regata. No início de dezembro, eles vieram ao evento do PREVELA e seria uma forma de retribuir a visita. Nos falamos pelo telefone e ele ficou de ver se conseguiria. Assim que ele me confirmou que conseguiu o barco, combinamos os detalhes.

No sábado de manhã, estava lá na praia do Centro, conforme combinado. Ele me mostrou o barco que usaria e ficamos aguardando a chegada do resto do material. Mas a pessoa que iria trazer o material acabou esquecendo e tivemos que ir em Barra de São João. Fui com o Carlos até a Escola de Vela e pegamos o que faltava, retornando novamente até a praia, onde montamos o barco e fizemos os ajustes que davam.

Assim como o vento, osol também estava forte. Procurava sempre um lugar a sombra. Aproveitei para tomar uma água e comer algumas frutas disponibilizadas pela organização do evento. Depois do briefing mostrando o percurso e outros detalhes da regata. A primeira regata do dia foi a de Optimist. Após o término, já começamos a nos preparar para ir para a água.

Eu e o Carlos colocamos o dingue na água e aproveitamos para nos ajustar ao vento forte e o mar bem mexido. Demos alguns bordos já próximos a linha de largada com um vento bem forte.Assim que deu a largada cruzamos a linha de largada, dando uma cambada para seguir em um través folgado saímos com um través folgado. Já próximos de montar a primeira boia, o vento deu uma apertada e na hora de cambar, uma das alças que prende o traveller quebrou. Por pouco o barco não tombou. Com força, consegui recolher a escota, corrigindo o rumo. Mas não foi fácil, como a escota estava presa direta na retranca, para eu manter a vela caçada era necessário fazer uma enorme força. O Carlos teve que me ajudar a caçar a vela várias vezes, principalmente nas rajadas.

Com muita dificuldade, completamos a primeira perna do circuito e, partindo para a segunda, percebi que o vento havia aumentado. Só que nesse través folgado, já com a mão doendo de tanto fazer força no cabo da escota, coloquei no mordedor, assim me aliviaria um pouco. Só que numa rajada mais forte, o barco balançou demais e virou. Rapidamente consegui coloca-lo novamente em posição de navegação, mas não foi possível continuar. Fomos devagar para a areia e demos por encerrada nossa participação na regata. Desmontamos todo o material e aguardamos a lancha, que nos rebocou até a praia, ao lado do Iate Clube Rio das Ostras.

Uma grande experiência para quem nunca havia velejado fora da enseada de Charitas e São Francisco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.