terça-feira, 16 de abril de 2024

Regata Mestre Inácio

Por Leandro do Carmo

Regata Mestre Inácio

Dia: 21/10/2023
Local: Niterói - RJ
Participantes: Leandro do Carmo e João do Carmo







----------------------------------------------

Arquivos da Regata



-----------------------------------------------



Relato

Chegou o dia da Regata Mestre Inácio, mais uma regata do ranking interno da Flotilha Ventania do Praia Clube São Francisco. Com essa, ficarão faltando apenas duas para fecharmos o ano. Dessa vez, optei por trocar de barco, aposentando o Terral. O Terral é o barco mais pesado do PREVELA e para piorar, entra uma enorme quantidade de água. Aproveitando que o Pepe pegou outro barco, eu e o João usaremos o 03.

Cheguei por volta das 9h30min para arrumar tudo. O João viria depois, assim não precisaria ficar esperando tanto. A Alice, se recuperando de uma pneumonia, não poderá participar dessa. O dia estava nublado, mas estava firme. Saímos do PREVELA por volta das 12h e seguimos para o PCSF, onde chegamos sem dificuldades. Atracamos os barcos no cais e desembarcamos para esperarmos a hora da regata. O PREVELA participou com 4 barcos.

Foi dando a hora e aos poucos fomos para a água. Deu o primeiro sinal da largada e já ficamos atento. O segundo foi dado e assim que a largada foi autorizada o João avisou e seguimos cruzando a linha, rumando direto para a boia de perigo isolado de Jurujuba. Cada um foi fazendo um percurso, eu e João fomos seguindo o Isaías de longe. Pegamos bastante velocidade e parecia que estávamos a frente dos outros barcos. O Marcelo passou com o bote de apoio dando algumas dicas. Assim que montamos a boia, segui rumo a boia da Praia das Flechas. Cada um foi procurando o melhor percurso. Optamos por seguir um rumo direto. Decisão acertada. Se estávamos atrás de alguém, conseguimos tirar a diferença e até passar alguns.

Quando estávamos nos aproximando do local da boia da Praia das Flechas, percebi que ela não estava lá. O Marcelo que estava no bote de apoio e nos avisou. A boia de aviso de perigo isolado foi retirada e em cima da laje ficou uma marcação, mas já estava bem em cima, se tivéssemos nos aproximado, poderíamos ter problemas com as ondas. Para resolver o problema, o bote de apoio serviu de boia, e contornamos o bote para seguir num contravento. Como ainda não consigo velejar bem num contravento, acabei perdendo posições e não foi fácil chegar na altura da Estrada Fróes.

Dali, seguimos rumo ao Praia Clube São Francisco. O vento amainou, mas conseguimos chegar, cruzando a linha de chegada em quinto lugar. Na volta, ainda fomos curtindo um bom vento até o PREVELA. Um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.