quinta-feira, 11 de abril de 2024

12º Encontro dos Amigos da Canoagem

Por Leandro do Carmo

12º Encontro dos Amigos da Canoagem

Dia: 30/09/2023
Local: Itaocara
Participantes: Leandro do Carmo e Diversos




Vídeo

Vídeo de Drone


Relato

Estava de volta ao rio Paraíba do Sul e mais uma vez participando de um dos maiores eventos de canoagem do estado, quiçá do Brasil. Ter a oportunidade de remar o trecho do evento é um privilégio e não poderia desperdiçar a oportunidade.

Fui para Itaocara no ônibus da noite de quinta-feira, após o trabalho, na companhia do Jefferson. Dormi

Na noite de sexta para sábado, ficaríamos hospedados na Pousada 20V e fiquei aguardando meu pai, meu tio e meu filho chegarem de viagem. Eles sairiam de Niterói, na parte da tarde. Já no final do dia, aproveitamos para arrumar algumas coisas e separar o equipamento para o dia seguinte. Assim que todos chegaram, pudemos descansar e nos preparar. Ainda aguardava o Victor, que chegaria no ônibus da madrugada. Passei para ele os detalhes e só fui saber que tinha dado tudo certo, na manhã de sábado.

O sábado amanheceu nublado, mas o tempo estava firme, melhor do que o sol escaldante que havia aparecido nos dias anteriores. O rio Paraíba estava claro, com nível baixo, sendo normal para a época. Melhores condições, impossível. Como havia deixado tudo pronto na noite anterior, não tinha muita coisa para arrumar. A dona do hotel informou o quarto onde o Victor estava dormindo e o chamei, avisando que já iríamos tomar o café da manhã.

Pegamos o caminho até Porto Marinho ainda bem cedo, demos uma passada rápida onde a festa iria acontecer e de lá, seguimos para o Porto do Tuta, na Fazenda Paulo Gama, local do início da remada. Fomos um dos primeiros a chegar. Aos poucos, as pessoas foram chegando e o gramado ficou tomado de carros, caiaques e pessoas. Na hora da abertura, quando o Jefferson e o Pedro Oliva foram falar, contei, por alto, 121 canoístas reunidos. Um excelente número, o que mostra a qualidade do evento.

O tempo foi passando e foi hora de fazer o que mais queríamos: ir para a água. Nos arrumamos e levei o caiaque para a margem do rio e de lá comecei a dar as primeiras remadas. Estava bem à vontade e segui remando junto com as dezenas de canoístas. O dia estava bem agradável, o que deixava a remada bem fluída.

Rapidamente chegamos à corredeira do Urubu, o ponto alto do evento. Subi pela margem da direita, com o intuito de filmar algumas descidas com o drone. Aos poucos todos foram descendo e consegui capturar algumas imagens bem bonitas. Depois que a maioria desceu, rendendo boas linhas e também boas capotadas, foi hora de me preparar e enfrentar a corredeira. Arrumei as coisas e já dentro do caiaque vi que faltavam poucas pessoas. Ainda esperamos um pouco, pois tinha uma menina que estava esperando, mas para não atrasar a descida e obedecer ao chamado de que estava esperando, começamos a descer.

O Victor foi à frente e desceu sem nenhum problema. Desci logo em seguida. Nas primeiras remadas já me veio a lembrança do ano passado quando virei e tive um grande trabalho de tirar a água do caiaque. Dessa vez tinha que dá tudo certo. E deu! Desci seguindo a linha do fluxo de água mais forte. Venci o primeiro degrau e mais abaixo uma enorme onda. Em poucos segundos estava já ao final da corredeira comemorando a descida. Foi um alívio ter conseguido. Segui descendo e por conta do nível do rio, deu para tentar surfar uma onda em um refluxo.

Em pouco tempo chegamos ao Porto Marinho. Arrumamos os barcos e almoçamos um bom churrasco, antes de curtir o show da banda Beija Flor Noturno, que já acompanha o evento há anos. Aí foi seguir de volta à pousada e descansar, já pensando no próximo ano...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.