quarta-feira, 3 de abril de 2024

Regata Aniversário ICB

Por Leandro do Carmo

Regata Aniversário ICB

Dia: 16/09/2023
Local: Niterói - RJ
Participantes: Leandro do Carmo, João do Carmo e Anita








----------------------------------------------

Arquivos da Regata


-----------------------------------------------

Relato

Essa regata estava marcada para o dia 09/09/2023, mas foi transferida para o dia 16/09. Combinamos de nos encontrar as 9h no PREVELA para poder arrumar os barcos. Depois de já ter participado de algumas regatas, não via mais problemas em montar o dingue. Descemos os barcos já deixamos tudo pronto para sairmos. Aproveitamos para fazer a inscrição na regata. O dia estava firme, apesar de não estar aquele sol forte. Foi dando a hora e colocamos os barcos na água, seguindo em direção ao Praia Clube São Francisco.

Saímos do PREVELA num vento razoável. Fomos numa boa empopada até atracarmos no cais do PCSF. Nem demoramos muito e já voltamos para a água. Tinha muito barco e de diversas classes. A regata seria do tipo “barla-sota”, que consiste de duas boias alinhadas na direção do vento, além de uma boia de largada. A largada ocorre em uma linha imaginária situada entre a boia de largada e o barco da comissão de regatas. Cada trecho a ser percorrido entre duas boias é chamado de perna. O barla-sota possui apenas pernas de contra-vento e de empopado.

Como já havia participado de uma regata com esse tipo de percurso no mês passado, ficou bem mais claro para mim o que fazer. Mas entre saber o que fazer e executar, o caminho é longo! De qualquer forma, ficamos dando uns bordos próximos ao barco da comissão de regata e, novamente, me enrolei na largada. Era muito barco e não estava muito à vontade de ficar lá no meio deles. Largamos um pouco depois, o que já nos deixou na desvantagem.

Seguimos na primeira perna em contravento. Com muita dificuldade chegamos e montamos a boia e de lá voltamos na empopada. Montamos novamente a boia em frente ao ICB seguimos na última perna de contravento. Essa segunda perna acabou sendo melhor que a primeira. Não sabia em qual posição estava, mas seguimos despreocupados. Muitos barcos cruzando a raia e acabei sendo atrapalhado na hora de montar a última boia. Perdi um pouco de tempo, mas nada que atrapalhasse muito. Dali, seguimos para a última perna, cruzando a linha de chegada sem muita emoção.

Assim que terminamos, voltamos direto para o PREVELA, novamente num contravento. Aproveitando para fazer um percurso maior e ganhar altura. De volta ao PREVELA, foi organizar o material e tentar contabilizar a posição. Um ótimo dia de aprendizado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.