segunda-feira, 10 de março de 2014

Escalada em Niterói - Alto Mourão (Pedra do Elefante)

Escalada em Niteròi - Alto Mourão

O Alto Mourão, também conhecido por Pedra do Elefante, pois para quem olha de Itaipuaçú, se vê perfeitamente a cabeça de um elefante. É o ponto mais alto Parque Estadual da Serra da Tiririca e da cidade de Niterói, com 412 metros e por consequência, abriga as mais longas vias da cidade. Está localizado dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Seu cume pode ser acessado por trilha, que começa no mirante da serrinha, localizado na estrada que dá acesso à Itaipuaçú.

Possui vias com diversas graduações e graus de exposição, sendo as mais frequentadas as da face sudoeste, sendo elas: Face Sudoeste do Alto Mourão - 4º V E3 D3 550 metros e Paredão Osvaldo Pereira - 4º VIsup (A1/VI) E1 D3. Se for entrar nas vias da face sudoeste durante o verão, recomenda-se pedir autorização para entrar antes da abertura do parque, pois o sol castiga por volta das 10:30 - 11:00 da manhã e segue até o final do dia. Lembrando, também que para descer, são uns 30 - 40 minutos de trilha até o mirante da Serrinha de Itaipuaçú. Não existe água na trilha. Por isso calcule bem o seu consumo! Da última vez que fui, deixamos um carro lá no Mirante da Serrinha e seguimos no outro para a subsede do parque.

Localização
Exibir mapa ampliado

Face Sudoeste

É a face mais frequentada da montanha. O acesso é feito pela portaria do parque em Itacoatiara. O parque abre as 8:00 da manhã, mas pode-se pedir autorização para entrar antes. Para acessar a base das vias, deve-se pegar a trilha até o Bananal. Chegando no Campo Escola Helmut Heske, contorná-lo até o ponto de onde se acesso o cume e virar à esquerda. O caminho não é muito simples, não há trilha bem definida, pessoas que não conhecem o local, demoram um pouco até encontrar as bases das vias. O interessante para quem nunca foi, é um dia ir lá só para fazer o reconhecimento do local, a fim de não comprometer o horário da escalada.

Linhas aproximadas das vias
Seguem abaixo as vias desse setor com os relatos, fotos, vídeos e croquis

Sudoeste do Alto Mourão - 4º V E3 D3 550 metros ----+ Relato/Fotos - Vídeo-HD - Croqui
Osvaldo Pereira, Paredão - 4º VIsup (A1/VI) E1D3 - 500 metros ----+ Relato/Fotos/Vídeo - Conquista
Seleção Natural - 4° IVsup E3/E4 D2 - 240 metros - Croqui
ATC - Air Traffic Control - 3º IV E5 D2 - 360 metros - Croqui
Pode Vir Mas Não Cai Não - 3º IVsup E4 D2
CEG 30 - 4º Vsup E3 D3 - 380 metros
À Luz do Entardecer - 5º V E3 D3*
Achado Não é Roubado, Quem Perdeu Foi Relaxado - 6º VIsup A1 E3 D4*
O Medo é Maior do Que o Perigo - Projeto

* Essas vias tem uma história curiosa. A via À Luz do Entardecer teve apenas uma repetição, pelo menos é o que se tem notícia. O Ralf Côrtes e o Ricardo Linhares entraram nela utilizando a primeira enfiada em móvel (precário) em direção à chaminé e atravessando-a em A1, no final daquela imensa chaminé. A partir daí eles foram tomando outro rumo e encontrando alguns poucos grampos muito podres e às vezes tomando outro rumo conquistando e lá pra cima reencontraram algumas chapeletas pedres, fizeram parada em parafusos, etc... Ficaram cerca de 28h na parede e deram o nome da rota de Achado Não é Roubado quem Perdeu Foi Relaxado 6ºVIsup A1 E3 D4, possuindo 15 enfiadas.


Face Sul

Possui uma via que percorre toda uma aresta que até abaixo do cume. Não se tem notícia de repetição há muito tempo. O acesso a via está prejudicado devido a um condomínio em Itaipuaçú. Não se tem notícia do estado das proteções.





Vias

Paredão Atlântico - 1º II D2
Variante Romeu Moreira - 2º IIsup E2/E3 D1


Face Nordeste

Face voltada para Itaipuaçú. Com exceção da Nove Vidas Uma Via, que deve ser acessada pela trilha do Mourão, logo antes de chegar ao trepa pedra que leva ao cume, as outras vias estão com acesso restrito devido a um condomínio. Cauê Zago e Alexandre Langer conquistaram diversas vias no setor, tornando um excelente local para escalada em móvel.




Vias

Paredão Armindo Martins - 5º Vsup A1 E2 D3
Um Elefante Quente Incomoda Muita Gente - 5º VI A2+ E4 D5

Setor do Urubu
Com um rack móvel do 0.75 até o 4, um jogo de stoppers e um jogo de nuts é possível escalar todas as linhas. Só a Urubu Nervoso é toda em proteção fixa e a Urubu com ovos é mista.

Nove Vidas, Uma Via - 3º IVsup E3 D1
Cavalo de Fogo - A2 D2
Tetinho do Veneno - 4° V E1 D1
Urubu Nervoso - 4°sup Vsup E2 D1 (Proteção Fixa)
Variante Saída Pela Esquerda - 2° III
Variante Fenda do Urubu - 3° IV E2
Urubu com Ovos - 4° VIIa E2

Linha das vias do Setor do Urubu - Face Nordeste












Seguem algumas fotos:

Face Sul e Nordeste


Escalando a Osvaldo Pereira

Foto tirada por Alfredo Castinheiras

Escalando a Face Sudoeste do Alto Mourão


Mourão, Foto tirada por Alfredo Castinheiras do cume da Pedra de Itaocaia








Um comentário:

  1. Muito legal o seu relato, apesar não escalar eu também pude chegar até o topo e o visual compensa qualquer esforço. Fiz um relato de lá por trilha em http://aventritur.blogspot.com.br/2015/03/alto-mourao-pedra-do-elefante.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Comente aqui.