quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Trilha do Jequitibá e Cachoeira do Baú

Por Leandro do Carmo

Trilha do Jequitibá e Cachoeira do Baú

Dia: 07/09/2023
Local: Coronel Xavier Chaves - MG
Participantes: Leandro do Carmo, João do Carmo e Antônio Jorge



Relato

Depois de visitar São João del Rei na parte da manhã, voltamos para Coronel Xavier Chaves. Almoçamos e como tínhamos a parte da tarde livres, optamos por conhecer o Jequitibá. Cidade pequena do interior é assim: a gente contorna a praça, e anda 5 minutos e já está longe da civilização. E não foi diferente em Coronel Xavier Chaver! Atravessamos a praça da cidade e logo pegamos uma estradinha de terra. Passamos por baixo de uma grande ponte sob a estrada de ferro e seguimos até entrar em uma propriedade. Estávamos no caminho errado. Demos meia volta e depois de procurar um pouco, conseguimos nos localizar. O problema era que a estrada de terra estava sendo asfaltada e tivemos que fazer um logo desvio.

De volta a rota certa, seguimos até entrar num caminho mais fechado e subir, até estarmos no início da trilha. Estacionamos o carro, tendo cuidado para não fechar o caminho. Iniciamos a caminhada e logo passamos por um imenso cupinzeiro, o maior entre muitos que vi pelo caminho. Estávamos na linha de cumeada e caminhávamos bem abrigados do sol. Mais a frente, após cruzar uma porteira, conseguimos ver o imenso Jequitibá se destacando em meio ao pasto. O único sobrevivente.

Assim que nos aproximávamos a sensação de grandeza aumentava. De longe, a gente já sabe que é grande, mas de perto, ela toma proporções gigantescas. Sentamos à sua sombra e descansamos um pouco. Grandes troncos se estendiam em todas as direções, formando uma imensa copa. Aproveitei para fazer algumas imagens com o drone e pegamos o caminho de volta.

No caminho de volta, aproveitamos para conhecer Cachoeira do Baú. Estacionamos o carro na estrada principal e descemos por um caminho aberto, sem indicação alguma. Só que conhece, saberia que era ali. Mais próximo, comecei a ouvir o barulho da água. Cruzamos uma pequena ponte de madeira e começamos a andar na margem oposta, subindo o rio. No momento que cruzávamos uma porteira, começamos a ouvir um barulho de moto. Esperamos que todos passassem e seguimos andando. Mais acima, pegamos um caminho para a direita que nos levou ao topo da pequena, porém bonita, queda d’água. Ficamos ali durante um tempo, até que pegamos o caminho de volta. Já no carro, seguimos a estradinha até estarmos em casa novamente, fechando um dia fantástico!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.