terça-feira, 16 de maio de 2023

Pedal: Circuito Costa Azul x Rocha Leão

Por Leandro do Carmo

Pedal Costa Azul x Rocha Leão

Dia: 18/02/2023
Local: Maricá
Participantes: Leandro do Carmo

Relato





Caminho percorrido


Aproveitando os dias de carnaval que estava em Rio das Ostras, saí para mais um pedal. Minha rota de hoje era seguir para Rocha Leão por um caminho que já conhecia e voltar por um outro que havia visto no Google Maps. Saí de casa por volta das 6 horas e 40 minutos e fui pedalando a estrada. O primeiro trecho é em asfalto. Passei pelas obras do Shopping de Rio das Ostras e entrei na estrada vai em direção à Cantagalo. É uma estrada sem acostamento e eu não gosto de pedalar nessas condições, mas segui em frente, visto que não havia muito movimento.

Mais a frente, peguei a entrada em direção à Rocha Leão. Agora, era estrada de chão e estava muito mais agradável e mais seguro pedalar. Tinha bastante poeira na estrada. Passou um caminhão que levantou uma nuvem. Eu já havia passado por ali há bastante tempo e tinha uma vaga lembrança. Não mudou muita coisa. Quando cheguei em Rocha Leão, tudo ainda estava fechado. Não tinha ninguém na rua, com exceção de um grupo de pessoas que estavam num ponto de ônibus. Dei uma conferida no GPS para verificar o caminho até a antiga Estação Ferroviária.

Segui a linha do trem e de longe conseguia ver a Estação. Está bem cuidada e tem até dois vagões. Estes não tão bem cuidados quanto a estação, mas vale a pena a visita. Fiz um lanche e descansei um pouco. Continuei seguindo a linha do trem até entrar na Estrada da Macuca, que corta a Reserva Biológica da União. Um caminho bem agradável. Ao final, estava na Rodovia Serramar, RJ 162. Apesar do movimento, é uma rodovia que possui acostamento, dando mais segurança ao ciclista. Foram 8,5 quilômetros até chegar à rotatória de entrada da cidade.

Segui pedalando pela orla. Tinha muita gente pelo caminho e demorei bastante para cruzar a Praia do Bosque a do Centro. Dei uma parada na Praça São Pedro para descansar e segui pedalando, passando pela Praia do Cemitério e a Boca da Barra. Cruzei a ponte antiga, atualmente interditada para a passagem de veículos, onde parei para ajustar o banco. Segui em direção à Praça da Baleia, onde peguei a orla de Costa Azul, passando pela praia do Remanso, até chegar novamente em casa, depois de 44 km percorridos.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.