segunda-feira, 8 de julho de 2019

Trilha de Dois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos

Por Leonardo Carmo

Trilha de Dois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos

Local: Teresólis
Dia: 07/07/2019
Participantes: Leonardo Carmo e Carina Melazzi



 
Vídeo da trilha


Vídeo Drone


A previsão era de um final de semana chuvoso, mas observando os sinais da natureza, eu estava na esperança de que pelo menos daria pra fazer alguma coisa no domingo. Eu achava que o tempo ficaria bem aberto, mas não foi exatamente isso que aconteceu. O tempo ficou meio fechado, mas conseguimos curtir o dia. O frio estava gostoso, ótimo dia de inverno.
A trilha escolhida foi a Dois Bicos (PETP). Eu já estava de olho nesse cume, mas como o mundo da montanha é infinito, a gente optava por fazer outras trilhas intercalando com escalada. 

Bom, depois de dar aquela conferida no tempo, ainda deitado na cama, vi um pedaço do céu e ele estava azul. Aí foi levantar e começar arrumar as coisas e partir rumo aos Dois Bicos.

O caminho até lá é o mesmo pro Vale dos Frades. Deixamos o carro em frente à uma delegacia antiga, já desativada. Não consegui encontrar a data da construção, mas ela é bem antiga. Desse ponto até o cume, são aproximadamente 3,5 km. O caminho é bem tranquilo, pelo menos agora que a gente já sabe. Pegamos um wikiloc que indicava um caminho pelo pasto. Depois, descobrimos que dava pra passar pela estradinha e depois por um caminho de boi até a última porteira. Desse jeito, pegaríamos só um trecho curto e íngreme de pasto até a entrada real da trilha. Como a gente sempre escolhe o caminho mais encrencado, varamos pasto subindo e descendo feito um casal de bovinos 😃 até chegar ao início real da trilha.

Andar em pasto alto é legal, pois você não consegue ver o rastro e a navegação se torna intuitiva.

Passando por todo o pasto ou pegando ele somente a partir da última porteira, o caminho é bem exposto ao sol. Só um pequeno trecho quando entra na trilha é que as árvores fazem uma sombra, mas logo depois a exposição ao sol continua.

A vista do cume é indescritível. Com tempo aberto, da pra ter uma visão de 360 graus e ver vários picos que compõem o parque. O cume chega a uma altitude de 1.514 m, de acordo com a marcação do GPS.

Dica: procure estacionar em frente a tal delegacia desativada, pois mais pra frente quase não tem área livre e muitos carros podem atrapalhar a passagem de trator, boiada etc, tendo em vista que ali é uma fazenda.

Se for na época de calor, cuidado com os carrapatos e com a chuva. Pegar uma chuva no cume pode ser perigoso. Ali é um vale, várias calhas de água se formam, sem falar na possibilidade de raios.

Pra quem for fazer a trilha em época de calor, da pra finalizar com um banho de cachoeira na Cachoeira dos Frades.

Pra quem quiser escalar, algumas vias bem bacanas na região.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.