sábado, 2 de março de 2019

Escalada na Via Olha Lá - Costão de Itacoatiara

Por Leandro do Carmo

Escalada na Via Olha Lá - Costão de Itacoatiara

Local: Costão de Itacoatiara – Niterói - RJ
Data: 29/10/2017
Participantes: Leandro do Carmo, Ary Carlos, Igor Holzer e Marcos Velhinho

Escalada Via Olha Lá


Dicas: A via começa depois do caminho para a via do Tetinho. Segue andando mais um pouco até antes de um platô de vegetação. A primeira proteção, mas chegar até ela bem tranquila. A via seguem assim até o final. No crux, costuma ficar bem sujo, devido à vegetação. Depois seguirá andando por entre bromélias até encontrar a trilha que segue para a Pata do Gato. 


Relato

Combinamos de escalar no Costão de Itacoatiara. Havia uma via que ainda não havia feito e já fazia um tempo que pensava em ir lá. A via é daquelas com poucas proteções. Tem que sair para escalar sem ver o próximo grampo. Bom, esse não era o maior dos problemas. Difícil é achar a base... Nos encontramos em Itacoatiara e de lá seguimos andado pelo Costão, no caminho dos pescadores, até passar pela entrada para a via do Tetinho. Chegamos num ponto onde avisei que teríamos que subir. 

Escalada Via Olha Lá
O Ary havia visto uns grampos um pouco mais para o lado há um tempo atrás, então segui por onde ele havia falado. Fui subindo e achei um grampo. Continuei subindo e passei por outro. Continuei subindo e mais um. Como havia um bom platô. Parei ali e peguei o croqui para dar uma olhada. Não batia com o traçado da via. Era uma sequência de grampos que para abruptamente. Não havia sinal de mais nada. Ficamos em dúvida se continuávamos ou não. Resolvemos então nos equiparmos e escalar.

Já com equipamento, fui subindo por um lado e o Ary do outro. Fomo reto e nada. A parede foi ganhando inclinação e já deveríamos estar há uns 40 metros. Não era por ali! Uma queda naquele ponto daria um problema. Como seguir reto estava descartado, fui para a esquerda na intenção de ficar acima de uma vegetação. Foi quando olhei bem longe e vi uma chapeleta. Olhei para baixo e vi o quanto de corda que tinha e resolvemos ir até lá. Esticando completamente a corda, foram 60 metros exatos. Sorte nossa. Dali, vieram o Velhinho e o Igor.

Na parada consegui me orientar e percebi que agora estávamos na Olha Lá. Dava para ver um grampo abaixo. Deduzi que estávamos no terceiro grampo da via. Dali, o Velhinho subiu guiando um trecho e fez uma enfiada mais curta, parando assim no segundo grampo. Tinha que ser ali, pois a próxima enfiada seria um esticão de 60 metros.  Subi e logo cheguei na parada. A via fica meio suja em alguns trechos, pois é uma via com muito pouca frequência. Da parada tínhamos uma bela vista de Itacoatiara, um pouco diferente da qual estamos acostumados. Na sequência, guiei a quarta enfiada, esticando totalmente a corda até a próxima parada. A via seguia tranquila. Na parada, já dava para ver o final da via.

Escalada Via Olha Lá
Foi a vez do Velhinho guiar a próxima enfiada. Ele saiu e não demorou muito até chegar ao final. Comecei a subir e cheguei logo ao crux, um degrauzinho em meio a vegetação. Em dias úmidos ou após chuvas, deve ficar estranho esse trecho. Acima do crux, a via vira um costão em meio a um mar de bromélias. Esperamos a galera chegar e de lá seguimos até o cume do  Costão, onde descansamos um pouco, antes de descer... Mais uma escaladinha concluída!

Escalada Via Olha Lá

Escalada Via Olha Lá

Escalada Via Olha Lá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.