sábado, 12 de maio de 2012

Escalada em Niterói - Morro do Tucum (Costão) - Itacoatiara - Niterói RJ

Face Oeste, Sul e Leste

Visão geral das Montanhas de Itacoatiara








Vias de Escalada da Face Oeste - Morro do Tucum (Costão de Itacoatiara)

Linha Aproximada das Vias da Face Oeste (Clique na foto para vê-la maior)

Linha branca é o acesso sugerido à base das vias.




A Face Oeste do Morro do Tucum, também conhecido como Costão, possui vias com excelentes linhas e um visual fantástico. Escalada com lances que vão do 2º a VIIa. Vale a pena começar a escalar bem cedo, principalmente nos dias de sol forte. Todas essas vias fazem cume, exceto algumas que não coloquei (em breve estarão presentes) e é necessário fazer segurança de corpo no final. A "Paredão Resta Um" requer um pouco mais de cuidado na segurança de corpo, as outras são bem tranquilas. Os grampos estão em bom estado de conservação e em alguns casos estão escondidos pela vegetação. Em todas elas, será preciso uma escalaminhada bem fácil até chegar a base. A subida inicia-se pela praia ou pelo gramado no comecinho da praia.

Vias da Face Oeste do Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara

1 - Paredão Resta Um - 4º VIIa E2 D1 100m -------- + RELATO/FOTOS/VÍDEO

A via começa no Platô do Camaleão, aquela grande porção de mata que fica logo acima, na parte esquerda de quem olha para o costão. A via começa com uma enfiada tranquila. na segunda parte, o crux é na saída, onde se faz um lance bem atlético antes de costurar o primeiro grampo. a via segue bem protegida com algumas agarras ainda por quebrar. Fica atento.

2 - Feliz Aniversário - 3º IVsup E3 D1 165m -------- + Croqui

A via fica à direita da Resta Um. Deve-se subir em direção ao Platô do Camaleão e um pouco antes de chegar nele, dá para ver o primeiro grampo. A via segue com proteções um pouco mais espaçadas que as outras do local. Por não ter muita frequência, existem alguns trechos sujos, porém tranquilos. Possui alguns grampos de INOX 316L.

3 - Filetão - 3º IVsup E3 D1 160m

A via fica à direita da Feliz Aniversário

4 - Luiz Arnaud - 2º III E2 D1 200m ------- + RELATO FOTOS VÍDEO  + Croqui

A VIA FOI REGRAMPEADA RECENTEMENTE E FORAM DUPLICADAS TODAS AS PARADAS, BEM COM COMO PONTOS DE RAPEL. O CROQUI ESTÁ DESATUALIZADO.
Clássica da cidade. Acho que a mais frequentada! A via segue a óbvia mancha preta, que é uma calha natural da água da chuva. Para chegar à base, siga mais próximo a água e na altura da grande mata, siga subindo. Muitas pessoas tentam subir antes e acabam ficando impressionados com a exposição. A via segue com lances bem fáceis de 2º até o crux que é bem vertical. Alguns nem chegam a costurar  grampo do crux, subindo pela esquerda, numa sequência de cristais e boas agarras. Depois seguirá por uma diagonal para a direita e mais algumas chapas até o cume.

Como chegar à base da via Luiz Arnaud

5 - Via não identificada

Essa via segue pelo costão, saindo da praia, na direção da água. Se subir um pouco, já é possível ver o primeiro grampo. Dali, continua subindo reto, cruzando uma grande canaleta numa diagonal, indo em direção a única passagem entre a vegetação. Dali, segue até próximo à base da Luiz Arnaud. Uma ótima opção para quem quer evitar a rampa exposta da Luiz Arnaud. São 5 proteções e por um 1º, dá para ir francesando, tranquiliamente.

Escritório Aéreo (Solo)

Essa linha não está desenhada no croqui e fica entre a Luiz Arnaud e a Aurora Boreal.

6 -Via Aurora Boreal - 3º III+ E2 D1 - 180m ---- + Croqui

Essa é a solo Soluços e Tremedeiras do Daniel Olho, que foi regrampeada em 2023 pelo próprio Daniel e o Alexandre Langer. O final ficou diferente, seguindo para o cume pela direita, mais para o lado da Uma Mão Lava a Outra. A via é uma ótima opção para quem já fez a Luiz Arnaud e quer um grau mais constante. Bem protegida e com lances bem variados. Uma ótima via.

7 - Uma Mão Lava a Outra - 4º V E2 D1 200m ----- + Relato e Fotos + Croqui + Relato da Conquista

Uma das melhores vias da face. Segue uma linha reta que corta a Paredão Itacoatiara em dois pontos. O crux é bem protegido. O final seguem bem fácil, porém com lances mais expostos. O lances iniciais são verticais e bem bonitos. Possui alguns grampos de INOX.

8 - Paredão Itacoatiara - 3º IVsup E2 D2 230m ----- + Relato/Fotos/Vídeo + Croqui

A VIA FOI REGRAMPEADA COM GRAMPOS DE TITÂNIO E AGORA CONTA COM TODAS AS PARADAS DUPLAS.

A mais bonita linha dessa face. Segue por uma enorme laca, onde está o crux. Depois segue numa diagonal para a esquerda, onde vai descendo levemente, cruza a "Uma Mão Lava a Outra" e segue subindo, até fazer, novamente uma diagonal para a direita e seguir até o cume.

9 - Leão de Judá - 4°sup VIIa(A0) E1/E2 D1 135m ------ + Croqui

Via conquistada em 2020 em solitário, por Cauê Zago Bomfim. A base fica cerca de 50 metros depois da Paredão Itacoatiara. Inicia em umas grandes lacas apoiadas na parede. Segue bem vertical, com lances bem delicados. O crux é bem protegido e pode ser artificializados. Termina na última enfiada da Paredão Itacoatiara.

10 - Par ou Ímpar!? - 5º VI E2 D2 - 260m ------ +  Croqui

Via Conquistada em 2023. Via com grau bem constante, sendo a mais exigente do Costão. Muito boa para quem já está escalando forte. Lances bem variados com diagonais, agarras grandes e pequenas, com trechos bem verticais. Fica à direita da Tetando Ramirez

11 - Via Olha Lá - 3° IVsup E4 D1 240m  ------ +  RELATO/FOTOS

Última via do setor. Ela segue tranquila, protegida por chapeletas. Via exposta. Nem todos tem o sangue frio de fazer uma enfiada de 60 metros sem proteção, mesmo sendo fácil, por isso não é muito frequentada. O crux está bem próximo do final, devendo ganhar um grande degrau em meio a grandes bromélias. Se tiver chovido no dia anterior, pode ficar ruim de passar.

12 - Tensão Harmônica - 3° IV E3/E4 170m ------- + RELATO e FOTOS / Croqui

Não é muito fácil encontrar a base da via. Fica depois de um platô de vegetação após a via Olha Lá. Segue por lances bem tranquilos e expostos, sendo o crux bem protegido. a orientação não é tão simples. Algumas proteções estão bem ruins. 

13 - Desarmonia - 3° IV E3 D1 160m ------- + Croqui

14 - A Linha Enígena - Vsup E2 40m ------ + RELATO, FOTOS e VÍDEO + Croqui

Esportiva bem bonita e protegida. Dá para fazer a Tetinho no mesmo dia. Lances em pequenas agarras e bem vertical. Vale a pena. Faz sol durante boa parte da manhã.

15 - Via do Tentinho - V E2 40m ------ + RELATO e FOTOS + VÍDEO

A via segue bem tranquila até chegar num grampo antes do teto. Deve fazer o domínio numa boa agarra para passar o crux. Depois dali, mais alguns lances está no final.

16 - Via Tetando Ramirez - 4º V E2

Bonita linha horizontal protegida em móvel. Faz uma enfiada até um um buraco e dali segue escalando para a esquerda.

Escalada da Face Sul - Morro do Tucum (Costão de Itacoatiara)

Essa face possui as vias mais expostas dessa montanha, mas com um visual muito bonito e diferente do qual estamos acostumados. O acesso não são tão óbvios, em alguns casos difíceis de encontrar. Deve-se seguir costeando o Costão, paralelo ao mar. Possui a via Se Der Mole o Mar Engole, a maior horizontal de Niterói, conquistada pelo Leo Nobre e o Demis Ian, são 400 metros de escalada, paralela ao mar.

Vias da Face Sul do Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara

Desarmonia Tensa - 3° V E4 D1 280m ------- + Croqui
Se Der Mole, O Mar Engole - 4° IVsup E4 D2 400m ------- + Croqui

Vias de Escalada da Face Leste - Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara


Linha Aproximada das Vias da Face Leste (Clique na foto para vê-la maior)

A face Leste fica a direita da trilha que vai para o Bananal, possui as vias mais longas dessa montanha, chegando a 425 metros. A graduação vai de 2º ao IV. As trilhas de acesso partem da trilha principal do Bananal, nem sempre são tão obvias, com exceção da via Na Bunda do Costão, que deve ser acessada pelo cume do Costão, indo em direção  à Pata do Gato. Nos dias de chuva, basta um pouco de sol para que sequem rápido. Nos dias de sol quente, escalar na parte da tarde, pois ficam a sombra. Todas as vias fazem cume, sendo necessário fazer segurança de corpo ao final. Em algumas vias pode-se usar móveis para diminuir a exposição.

Acesso à Via Novos Horizontes - Na trilha do Bananal, sair antes da grande árvore que antecede um caminho de água de chuva.
Acesso às Vias Entre Quatro Paredes, Rampa de Bode e Via Mário Mota Júnior (muitos a conhecem como Via dos Bombeiros) - Um pouco mais abaixo da do acesso anterior, próximo a grande árvore.
Acesso às Vias Paredão Alan Marra, Paredão Jardins e Chang Wei - No Bananal

Vias da Face Oeste do Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara


Novos Horizontes - 3º IV E2 D1 110m ------ + Relato/Fotos/Vídeos + Croqui + Relato da Conquista 

Obs: A primeira para foi duplicada.

A via mais curta do Tucum. Ideal para quem quer uma escalada rápida. Muito boa de se fazer, principalmente na parte da tarde. Segue numa sequencia de grampos, com lances tranquilos até a primeira parada. As vezes o arrasto da corda atrapalha um pouco. Passando o crux a via seguem em mais uma enfiada até a última parada dupla.

Via Entre Quatro Paredes - 3º IV E2 D1 150m ------- + Relato/Fotos/Vídeo + Croqui

Uma ótima opção para quem quer fazer uma horizontal mais longa. Se cair, vai para num platô de vegetação. Não há proteção no meio da horizontal e o pêndulo acaba sendo maior. De resto, a via seguem numa linha bem bonita até o cume.

Via Mario Motta Júnior (Via dos Bombeiros) - 2° III E2 D1 ------ + Croqui

A maioria conhece como Via dos Bombeiros. Via bem frequentada pelos iniciantes por ser bem protegida e com lances tranquilos. As paradas são de 60 em 60 metros e estão duplicadas.

Rampa de Bode - 2° IIsup E3 D1

Via bem tranquila com proteções bem espaçadas, sendo de 30 em 30 metros. Protegida com grampos de INOX. Por estar ao lado da Mário Mota, acaba não tendo frequência.

Paredão Alan Marra - 3° IVsup (A0) E2 D2 300m ------ + Croqui + Relato da Conquista

Linha bastante bonita.Muitos evitam seguir pelo diedro inicial, que pode ser protegido por uma peça e costuram o primeiro grampo da Paredão Jardim. Se não proteger com móvel, uma queda pode ser perigosa. O crux é bem protegido e você já sai "costurado". A última enfiada segue por uma bela canaleta.

Paredão Jardim - I° IIsup E2 D1 ------ + Croqui Original - Croqui atual

Uma das primeiras vias do Tucum. Foi regrampeada há pouco tempo, sendo uma alternativa mais fácil de uma via longa no Tucum.  Ideal para quem quer começar a guiar vias mais longas. 

Chang Wei - 2° III E3 D2 425m ------ + Croqui + Relato da Conquista

Depois de regrampeada, que intermediou a horizontal da primeira enfiada, ficou mais tranquila. Uma via longa que segue bem à esquerda da Paredão Jardim. Apesar de longa, não costuma demorar muito.

Que que Eu Tô Fazendo Aqui - 3º IV (Solo)

Putz - 3º III (Solo)

Não Precisa de Grampo 2° IIsup (Solo)

Verminópolis

Na Bunda do Costão - VIsup E2 20m

Diedro Netuno

Vias de Escalada da Face Norte - Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara

Face Norte - Setor dos Moicanos

O acesso para as vias fica num terreno ao lado da casa que fica a direita da subsede do PESET, em Itacoatiara.

Vias

Projeto do Lenadro Pestana
Leeper Legal - IXa 30m
Aranhus Maranhensis - VIIc 25m
Kaiowas - Projeto
Último dos Moicanos - 7° VIIIa E2 D1 80m
Arte Dramática - IXa E3 30m

Veja a localização:


Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Amigos, quantas proteções (grampos)nas vias da fase oeste, Luiz Arnauld, por exemplo; Quantas paradas até o cume? Como é as paradas? Como é o rapel de descida? Obrigado
    Felipe.
    ffandes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, A Luiz Arnaud possui 19 grampos e 4 paradas, todas elas simples. Dá para rapelar de qualquer ponto, mas o aconselhável é fazer cume e descer pela trilha do Costão. É uma escalada tranquila e com um visual fantástico!

      Excluir

Comente aqui.