quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pedra do Urubu - Urca RJ

Por Paulo Guerra


Ponto certo no desenvolvimento da escalada esportiva no Brasil, a Pedra do Urubu é ainda hoje um point de escaladores que buscam aperfeiçoar suas técnicas. Com um visual surreal e trilha sonora das ondas que banham quase todo o seu entorno, a Pedra do Urubu encanta também os transeuntes que caminhando se deparam com lagartixas humanas agarradas em suas paredes.

A quinze minutos de caminhada na pista Claudio Coutinho a Pedra do Urubu que tem em suas faces vias que vão do V ao X grau. É um marco no desenvolvimento da escalada no Rio de Janeiro. Nos anos 80 frequentada por feras como Paulo Macaco, André Ilha, Sérgio Tartari e outros. Também nessa época, a Pedra do Urubu foi equipada com a via Southern Comfort (Xa) a mais difícil da América do Sul por muito anos.

A Pedra do Urubu possui hoje vinte e quatro vias e chegou a ser equipada com agarras artificiais em resina que hoje já fazem parte do passado,  mantendo assim sua naturalidade.

Na quarta-feira Nereida sugeriu um treino sexta pela manhã e deu como opções o Platô da Lagoa ou a Pedra do Urubu, eu como venho esperando uma boa oportunidade para fazer uma matéria sobre este point não pensei duas vezes “Urubu” logo, logo os largatixas de plantão compraram a idéia e na sexta 8:00h em ponto encontro Nereida  já apressada, me cumprimentou, e partiu ao encontro do Rogério Bandeira que a esperava no caminho, eu fiquei na praça até meu parceiro de treino, Gui Machado, que por algum motivo estava atrasado, aparecer. Assim que Gui chegou partimos ao encontro do povo, alcançamos todos em frente a travessia Petrô-Têre “boulder da pista Cláudio Coutinho”. O grupo ganhou o reforço de Emily. 

Chegamos na base das vias Urubu-Capenga, Urubunda, Urubu Rei e Speed, vias mais acessíveis e começamos a nos equipar. Eu tinha a princípio o objetivo de guiar a Urubunda, VIIa, mas a Nereida acabou por entrar nela depois de constatar que a Speed, VIIb estava muito babada “o mar estava bem agitado”. 

Ficou assim, eu equipei a Urubu-Capenga, VIIa/b , logo depois chegaram Vitor e Bia e a turma estava completa . Rogério depois de dar seg para Nere entrou na Aresta do Urubu, VIIb (atlética) e enquanto Vitor subia pela Urubu-Capenga, Bia e Emily revezando na Urubunda depois Rogério, Nereida e Emily saíram. Eu, Vitor, Bia e Gui ficamos revezando na Urubu Rei, VIIb. Essa via, inclusive toda mapeada pelo Gui que sempre solta os betas. Tivemos tempo de fazermos uns vídeos.  E assim terminou uma ótima manhã de treino num lugar que no mínimo é mágico, todos cansados e leves a caminho de suas obrigações do dia a dia.


Participantes: Nereida, Gui Machado, Emily, Bia e Vitor Pimenta, Rogério Bandeira e Paulo Guerra


Vídeo do Pimenta, mandando a Urubu Rei 7b




Fotos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.