quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Expedição de caiaque partirá do RS e percorrerá toda a costa brasileira

Luiz Felipe Buff, 35 anos, pretende remar cerca de 7,5 mil quilômetros em 11 meses

Expedição de caiaque partirá do RS e percorrerá toda a costa brasileira Marcel Avila/Especial
Buff largou a advocacia em São Paulo e mudou-se para a Serra, onde começou a praticar caiaque Foto: Marcel Avila / Especial

Em 2012, Luiz Felipe Buff, 35 anos, passou 200 dias no mar. No início do ano novo, nesta terça-feira, ele também estará na água. Só que pretende ficar nela por muito mais tempo. 


De caiaque oceânico, Buff partirá do Chuí, no sul do Estado, ao Oiapoque, no extremo norte do país. Quer remar por toda a costa brasileira — cerca 7,5 mil quilômetros — em 11 meses.

— É muito divertido, pois no mar nós conhecemos a nós mesmos, nossos limites e a natureza — revela.

Buff fala no plural, mas vai viajar sozinho. O plano é acordar cedo e seguir pelo mar das 6h às 10h30min. Depois, retomar das 15h até o pôr do sol, próximo às 19h.

— Isso em condições ideais, mas quem decidirá é o clima — comenta.

O caiaque de Buff é capaz de suportar ondas de até 3 metros e ventos fortes. Mas mesmo se a chuva vier, ele não se preocupa. O equipamento ainda tem quatro espaços internos isolados e lacrados.

Em compartimentos de 40 centímetros quadrados cada, Buff vai levar comida, água, mapas emborrachados, celular, câmera, bússola e até fogos de artifício, caso seja preciso pedir socorro.

Também terá no colete salva-vidas um rádio de comunicação à prova d’água, que pode fazer contato com outras embarcações e faróis. Para carregar a bateria do equipamento e estocar mais mantimentos, ele conta com a solidariedade dos praianos:

— Meu objetivo é conhecer os vilarejos, as praias e as pessoas que vivem no litoral. Vou dormir onde me acolherem ou meu bolso aguentar.

O dinheiro para a viagem, aliás, foi fruto de uma economia de quatro anos. Não tem patrocinador, apenas apoiadores. Bota fé que seu projeto será parcialmente sustentado também por quem vir na internet seu diário de bordo online, que será divulgado no site www.seakayakbrasil.com

Inspiração veio de fora do paísA ideia surgiu durante expedições pela Patagônia e pelo Alasca. Conhecendo o mundo, Buff se deu conta de que pouco sabia de seu país e resolveu desbravar a costa brasileira.

O gosto por aventura veio após ele desistir de ser advogado em São Paulo, onde era a quarta geração de advogados de sua família. Aos 28 anos, resolveu abrir um café em Cambará do Sul, onde costumava acampar havia 15 anos.

Perto dali, em Canela, conheceu o caiaque incentivado por um amigo. Hoje, é instrutor do esporte em uma escola internacional, que promove excursões. Esta será sua primeira viagem longa sozinho. Ansiosa, a noiva de Buff, Alessandra Dimitriou, 29 anos, também fará uma expedição. Só que para vê-lo:

— Meu plano é visitá-lo em terra duas vezes por mês. Vamos nos falando e combinando os lugares.

Curiosidades da viagem

— A aventura partirá da Barra do Chuí, no sul do Estado, até o Oiapoque, extremo norte do país.

— A meta de Buff é remar uma média de 700 quilômetros por mês. Assim, concluirá a jornada em dezembro de 2013.

— Ele passará por 17 Estados brasileiros e por mais de 2 mil praias.

— O caiaque de Buff suporta ondas de até 3 metros e ventos de, no máximo, 55 km/h.

— A embarcação tem quatro espaços internos isolados e lacrados, à prova d’água, com 40 centímetros quadrados cada.

— Buff levará comida, água, mapas emborrachados, celular, câmera fotográfica e bússola.

— Por segurança, ele também carregará fogos de artifício e, no colete salva-vidas, um rádio de comunicação à prova d’água.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/12/expedicao-de-caiaque-partira-do-rs-e-percorrera-toda-a-costa-brasileira-3996944.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.