terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Escalada no Campo Escola das Paineras

Por Leandro do Carmo

Campo Escola das Paineras


Local: Paineras – Floresta da Tijuca
Data: 16/12/2012
Participantes: Atividade realizada com o Clube Niteroiense de Montanhismo

Resolvi me inscrever na atividade do Clube pois ainda não conhecia o Campo Escola das Paineras. A formação da parede é algo incomum. Parece aqueles paredões de pedras sobrepostas com lindas fendas que a princípio parecem fáceis, mas se não tiver com o mínimo de condicionamento físico, se transformam num problema!!! rs. A parede é levemente negativa, o que a torna ainda interessante.

Deixamos o carro próximo ao ponto das vans que sobem para ir ao Corcovado e caminhamos cerca de 20 minutos até lá. Um caminhada extremamente agradável. Chegando lá, montamos alguns top ropes e tocamos pra cima.

Comecei numa linha mais a esquerda, próximo ao muro. Fui subindo e meti a mão numa colméia de abelhas e na mesma hora, centenas de abelhas estavam sobre mim. Só deu tempo de gritar “desce, desce!” Por sorte, eram as abelhas arapuás, inofensivas... Mas até saber que não ferroam... rs

Com mais cautela subi pela mesma linha e passei um pouco mais ao lado da colméia e cheguei ao cume. Depois de segurança ao Vinícius. Ele subiu e novamente eu toquei para cima, agora bem a direita. Mais acima, tem um buraco que dá até para descansar lá dentro.

Depois de descansar um pouco, fiz uma linha bem no centro, passando por uma pedra meio para fora, sem dúvida a melhor da parede. Usando a força dos braços, venci o lance e troquei para cima rápido até o cume. Tomei um banho na cachoeirinha que tem um pouco acima na estrada, fizemos um lanche e fomos embora.

Seguem abaixo algumas fotos que tiramos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.