sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conquista - Paredão Faturêncio

Inauguração do Paredão Faturêncio

Data: 30/12/2011
Participantes: Leandro do Carmo, Guilherme Belém e Clayton

Sexta-feira à tarde, penúltimo dia do ano, dia nublado, nada para fazer... Foi aí que tive uma idéia: Por que  não fazer um rapel lá no Campo do Júlio? Falei com Clayton e ele topou. Liguei para o Guilherme e na mesma hora falou que já estava a caminho.

Esse lugar fica no final da Rua Jonatas Botelho, numa antiga pedreira desativada a pelo menos 50 anos. Na chapada do morro fica o abandonado campo do Júlio.

Assim que o Guilherme chegou fui em casa separar o equipamento. Levei também a sapatilha, pois tinha idéia de escalar em top rope. Já tinha ido lá algumas vezes e sempre tive vontade de escalar a parede e abrir algumas vias.

Quando cheguei lá, o Guilherme e o Clayton já estavam montando a ancoragem em duas árvores próximas, na parte mais limpa e alta da parede. Conferimos os equipamentos, nós e tudo mais. O Guilherme iniciou o rapel. O mato junto a um platô atrapalhou um pouco e deixou um arranhadão na canela do Guilherme. Quando desci, fui pelo outro lado, com cuidado para não escorregar e pendular, visto que eu estava fazendo uma diagonal para a minha esquerda. Depois de mim, veio o Clayton.

No rapel, fui bem devagar a fim de estudar a parede e pensar numa possível subida. Vi que dava.  Acho que por ali seria o caminho. Percebi algumas agarras que poderiam quebrar facilmente. Também no caminho, algumas lacas praticamente soltas poderiam dificultar a subida.

Quando todos já estavam na base, comentei com o Guilherme que o lado por onde desci, daria para subir. Ele concordou e subiu pela trilha até o alto da parede para preparar o top rope. Enquanto ele subia, decidi que treinaria ascensão com prussik e sugeri que o Clayton o fizesse também. Iniciei a subida e fui analisando o possível caminho novamente. Fui até a metade da parede e voltei. Foi a vez do Clayton treinar o prussik, tendo ele, ido até o final da parede.

O Guilherme terminou a ancoragem do top rope e fez o rapel. Chegando na base, ele iniciou a subida do nosso projeto. Na metade da parede, soltou uma laca, de pelo menos uns 20kg. Se tivesse alguém em baixo, teria feito um estrago.

Quando ele retornou, foi minha vez de subir. No primeiro lance, uma passada em aderência, com pequenas agarras. Fui contornando o platô de mato em direção a minha esquerda, até chegar a uma excelente base para descanso. A partir daí, com a parede bem suja, o que dificulta um pouco a escalada, fui subindo na aderência e em pequenas agarras, conforme o começo. Via concluída sem dificuldades. Depois de grampeada, acho que não deve passar de IIIsup no crux.

O Clayton iniciou por um outro caminho, com certeza será uma variante. Em breve retornaremos ao local para a conquista da via. Ele deve-se chamar “For Man”. O paredão foi batizado de “Paredão Faturêncio”.

Para ver as fotos, clique aqui.





2 comentários:

  1. Essa deixou todo mundo babando...querendo entrar no projeto...confesso q sou uma delas!!rsrsrs...Bjks, parabéns pela iniciativa.
    Suzana

    ResponderExcluir
  2. Pode ficar tranquila... Já está dentro!!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui.