segunda-feira, 11 de maio de 2020

Série Abrigos do PARNASO - Abrigo nº 2

Por Leandro do Carmo

Série de Postagens sobre os antigos Abrigos do PARNASO.

Conheça também: Abrigo nº 1 / Abrigo nº 2 / Abrigo nº 3 / Abrigo n° 4

Abrigo Nº 2

O Abrigo N° 2 foi o abrigo mais completo e equipado dos abrigos de montanha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Recebeu hóspedes importantes, embaixadores, políticos que visitavam a Pedra do Sino nos primeiros anos do Parque. Segundo Sobral Pinto, era o queridinho dos Abrigos! Era bem aconchegante. Possuía até garçom!

Ao passar pela trilha da Pedra doSino, é impossível imaginar que ali existia um abrigo desse porte. Foi abandonado e demolido nos aos 60, quando o parque enfrentou um período de decadência com escassez de recursos. Neste período foram perdidos os abrigos e várias residências funcionais.

O local de onde era localizado o Abrigo nº 2 fica à 10 minutos, aproximadamente, de caminhada após a Cachoeira do Véu da Noiva. Hoje já não resta mais nenhum vestígio, a não ser por uns canos de ferro no leito da trilha, que servia para a captação de água.

O local do Abrigo nº 2 marca a entrada de trilhas importantes no PARNASO, como a Travessia da Neblina e o Nariz do Frade.


Fonte: Acervo do Sobral Pinto, Grupo do Facebook Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Fotos & Fatos de Terê








Da esquerda para a direita: Casa do vigia - Cocheira - Abrigo Principal - Depósito de ferramentas. Reproduzida em em duas folhas de uma revista da época, daí a emenda do lado esquerdo da imagem.






Um comentário:

  1. Muito bacana!!!! Da próxima vez que passar vou olhar com outros olhos.Alan Rangel

    ResponderExcluir

Comente aqui.