quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Via Paredão Atlântico

Dia: 01/05/2023
Local: Alto Mourão / Maricá
Participantes: Leandro do Carmo, Gabriel e Marcos Lima “Velhinho”

A via “Paredão Atlântico” é uma daquelas vias lendárias que sei que existe, mas nunca fiz. Quando comecei a escalar, sempre ouvi falar dessa via, mas não tinha muita informação efetiva sobre ela. A única coisa que sabia era que seguia pela “tromba do elefante”. Para quem não conhece o Alto Mourão, ele também é conhecido como “Pedra do Elefante”, pois olhando de Itaipuaçú, ela tem o formato de um elefante. Com certeza ela teria uma vista fantástica. Foi uma conquista do final da década de 70 e cheguei até a conhecer algumas pessoas que a repetiram nessa época. Em uma caminhada que fiz, descobri que a partir do cume, dava para seguir descendo por um caminho. Fui seguindo e descobri alguns grampos. Provavelmente era da via. O tempo foi passando e sempre ouvia alguma história sobre ela, até que soube que havia sido feita uma reforma. Era a notícia que eu precisava sobre a via. Ela realmente existia e podia ser feita.

Depois de muito marcar e desmarcar, numa conversa com o Velhinho no Clube Niteroiense de Montanhismo, perguntei se ele gostaria de fazer a Paredão Atlântico. O Gabriel, ouviu e disse que morava lá no condomínio que dá acesso. Inclusive, esse era o maior problema para repetição: o acesso. Tinha resolvido todos os problemas. Agora era, combinar o horário, arrumar o equipamento e seguir para a via. Combinamos bem cedo, pois o sol começa a bater cedo. A ideia era acabar a via na hora que ele chegasse com força.

Chegamos cedo ao condomínio e o Gabriel veio nos encontrar na portaria. Estacionamos o carro e seguimos caminhando. Passamos num mirante e de lá, pegamos uma precária escada de madeira, até entrar numa trilha e seguir até o costão, já na beira da água. Dali, seguimos paralelos ao mar, até chegar numa rampa, que dá acesso à base da via. Como não sabia exatamente onde era o início, seguimos subindo até um platô de vegetação, onde tinha uma pequena fenda. Ali nos arrumamos para iniciar a escalada. O Velhinho até subiu um pouco mais, indo até o primeiro grampo, mas voltou até onde estávamos.

Fizemos as duas primeiras cordadas em simultâneo. Fizemos uma parada logo acima de um outro platô. Dali, saí para terceira. Começo tranquilo, até chegar a um trecho mais vertical. Subi e segui em direção ao grande diedro. Continuei subindo, agora paralelo ao diedro até um pouco mais acima, onde montei a terceira parada. A vista impressionava. Achava que seria bonita e até o momento estou confirmando minha impressão. As condições do dia também ajudavam. Céu azul, uma leve brisa e um sol não muito forte, características do outono.

O Velhinho saiu para guiar a próxima. Subiu e costurou um grampo, e seguiu para a esquerda, passando ao final do grande diedro. Nesse ponto, ele fecha e dá para fazer uma passagem em livre. O Velhinho costurou um grampo logo na subida e seguiu subindo. A partir daí já não conseguíamos ter contato visual. Só ouvia o Velhinho gritar: “Não tô vendo o grampo”. Seria assim até o final da via. Mais acima, o Velhinho conseguiu chegar à parada e o Gabriel subiu em seguida. Fui logo após, procurando o grampo que ele não viu. Consegui achá-lo meio escondido. Como a grampeação é longa, nem sempre as proteções estão no caminho que a gente considera óbvio.

Já na quarta parada, paramos para algumas fotos e enquanto eu esboçava um croqui, o Velhinho aproveitou para seguir. Havia um caminho mais aberto, e ele subiu em direção a uma laca, mas não achava nada. Já tinha esticado bastante corda até que ele resolveu seguir para a direita, único caminho a seguir naquele momento, porém o mais sujo. Decisão acertada, o grampo estava lá. Ele montou a parada e o Gabriel subiu. Segui logo após, procurando o grampo. Bem mais para a direita, entre uma vegetação, lá estava. Já na quinta parada, foi minha vez de subir.

Subi um lance levemente mais vertical e achei um grampo mais para a esquerda. Dali fui subindo e um pouco mais acima, uns 40 metros após a parada, mais um grampo. Segui escalando e a frente uma vegetação que dividia o caminho em dois. Procurei por ambos os lados e não vi nenhuma proteção. Escolhi o caminho da direita e subi até esticar a corda. A próxima proteção estava há uns 5 metros acima. Não chegaria lá. Pedi para o Gabriel subir e escalamos em simultâneo até que eu conseguisse atingir o grampo. A medida que ele foi subindo, pedi que ele parasse no grampo abaixo. O Velhinho foi até lá também. Assim que ele chegou, seguiu guiando, passando por mim, até a próxima parada.

Subimos até ele e segui para mais uma.  A parede foi perdendo inclinação e foi ficando bem mais fácil localizar as proteções. Nesse ponto, já estávamos próximos a borda direita da tromba. A vista para baixo impressionava. Subi até mais uma proteção, onde montei mais uma parada. O Gabriel e o Velhinho vieram em seguida. Pelos nossos cálculos, faltava apenas mais uma cordada, o restante, seria uma caminhada. Já no final, paramos para um descanso e arrumamos as coisas. Faltava ainda uma parte da subida e a trilha de volta. Aí que lembramos que tínhamos que voltar até o Recanto... Iria ser demorado!

O Velhinho e o Gabriel subiram na frente. Aproveitei para filmá-los com o drone. Fui logo em seguida. Quando estava um pouco mais acima, lembrei da corda. Desci para pegá-la e ela não estava lá. Com certeza, o Gabriel a levou. Voltei novamente a subida e depois de um tempo, estava no cume. Paramos rápido para mais uma foto e seguimos descendo. No meio do caminho, o Gabriel deu a boa notícia de que tinha arrumado uma carona do Mirante da Serrinha até o Recanto.  Que sorte, assim não precisaríamos descer andando!

Uma via fantástica, com um visual alucinante. Enfim, conseguir fazer a Paredão Atlântico.