terça-feira, 6 de junho de 2023

Velejo de Dingue e Laser de manhã e Windsurf à tarde

Por Leandro do Carmo

Um domingo cheio: Velejo de Dingue e Laser de manhã e Windsurf à tarde

Dia: 05/03/2023
Local: Niterói
Participantes: Leandro do Carmo



Relato

Depois de um sábado com a remada até a Urca, tive um domingo cheio. Acordei cedo e um pouco cansado. Levei as crianças ao Prevela para a aula de vela. Eu, geralmente ajudo com aulas de canoagem, mas hoje não teria. Então, montamos 2 dingues e um laser. Como já havia feito isso no dia anterior, ficou mais fácil para mim, que ainda não tenho tanta experiência. Mas montei corretamente e fiz alguns ajustes, sob a supervisão do Marcelo.

Saímos rebocados até próximo ao Iate Clube Jurujuba. No barco estavam meus filhos João e Alice e mais uma menina. Alice quis ir no barco de apoio, talvez, porque chamasse a atenção pelo tamanho. O vento estava bem fraco, mas estava lá. Desatei o nó do cabo que nos prendia ao barco de apoio e seguimos velejando lentamente. Apesar de velejar bem lentamente, estava bem agradável. Até que já na altura do Clube Naval, o ventou diminuiu, quase parando. Lentamente, chegamos próximos ao catamarã de Charitas e por milagre o ventou começou a soprar mais forte. Aí sim a brincadeira começou.

Aos poucos todos cansaram e voltei para a areia. Aproveitei que meus pais levaram as crianças embora e fiquei mais um tempo por lá. Assim que todos foram embora, aproveitei para velejar no Laser, classe que sempre me chamou a atenção com o multicampeão Robert Scheidt. Essa seria minha primeira vez. É muito mais arisco que o Dingue e no começo senti um pouco de dificuldade, mas aos poucos fui acostumando. Quando estava ficando bom, o vento repentinamente parou e voltei lentamente para a areia, já bem cansado. Aproveitei para lanchar e descansar. O sol estava forte e fiquei na sombra. Aproveitando que o Marcelo foi dar aulas, como já estava ali, resolvi montar o Rig.

O Geomar até ofereceu o rig já montado dele, mas optei por montar o meu. Como o vento não estava muito forte, aproveitei para montar a minha vela 6.5. Há um tempo que só vinha usando a minha 5.7. O vento era o sul e fazia bastante calor. Depois de tudo montado, tomei um banho no chuveiro para refrescar. Fui para água com cuidado, pois tinha bastante gente. Tive que ir um pouco para o fundo para subir na prancha e começar a velejar.

Foi um velejo bom, sem muitas dificuldades. Avancei bem dessa vez, me afastando bastante. Era por volta das 15 horas e como já estava bem cansado, pois estava desde as 6 horas da manhã acordado, resolvi começar a preparar volta. Devido à direção do vento, voltar ao ponto de partida não é tão simples, tem que ir “ganhando” aos poucos. Assim que cheguei, até pensei em voltar e dar mais um velejo, mas estava realmente muito cansado e os braços já não estavam respondendo muito bem. Saí da água, lavei tudo. Ainda ajudei o Marcelo, que havia terminado a aula, a guardo os barcos, levando a última gosta de energia que ainda me restava. Guardei as coisas e voltei pra casa cansado, porém leve.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.