quarta-feira, 19 de abril de 2023

Dia: 04/02/2023
Local: Niterói/Maricá
Participantes: Leandro do Carmo, Hebert Calor e Andréa Vivas

Depois de ter feito o pedal até Ponta Negra, combinei com o Hebert de fazer um pedal. Optamos por pedalar pela estrada de Cassorotiba, em Maricá. Marcamos cedo e atrasamos um pouco a nossa chegada. Minha preocupação era com o sol. Estamos num verão bem forte. Quando não está chovendo, está fazendo sol. São só essas duas opções. E não dá para escolher. Vai na sorte. Estacionei o carro em frente à Igreja de São João Batista, na entrada do Spar. Montei minha bicicleta e aguardei o Hebert e a Andréa chegarem.

Saímos para o pedal por volta das 7 horas. O calor já estava bem forte. Seguimos pedalando em direção à Estrada de Cassorotiba. Poucos carros passavam pela estrada. Hoje, boa parte da estrada já está asfaltada e está bem melhor do que quando passei pela primeira vez, a pé, quando fiz a travessia da Serra de Itaitindiba pela primeira vez. Fomos pedalando até que o asfalto acabou. Apesar de quente, estava uma manhã bonita.

Seguimos andando até começarmos uma subida mais forte. Não consegui pedalar direto, mas cheguei lá. Ao final da subida, fizemos uma parada. Ali tive que ajeitar meu banco. Depois de uma boa descansada, continuamos o pedal. Dali, já pegamos uma descida, o que facilitou e compensou a forte subida que havíamos passado. O caminho seguia bem bonito e paramos numa bica d’água bem na beira da estrada, próximo a uma porteira. Após me refrescar, seguimos pedalando. Passamos por algumas grandes poças de água, na qual, passei com cuidado e com medo de ter algum buraco. Mais a frente, uma subida, onde parei para apreciar a bela vista. O local impressionava. Uma área rural tá próxima do centro urbano. Um privilégio.

Seguimos pedalando até entrar novamente no asfalto e seguir até o Parque Paleontológico de São José do Itaboraí. Já na porta, estava fechado por conta do horário. Mas entramos por uma portinha lateral e seguimos até o portão onde dá acesso à Lagoa de São José. Estava fechado, mas o Hebert foi procurar alguém que pudesse liberar o acesso. Como o vigia havia perdido a chave, ele disse que podíamos pular. Passamos as bicicletas e seguimos até o mirante ao final da estradinha. Tudo bem conservado e bonito. Ali, fizemos uma parada e descansamos um pouco.

Após o descanso, pegamos as bicicletas e voltamos pelo mesmo caminho. Parei no mesmo ponto onde havia parado na ida para apreciar a vista e aproveitei para fazer algumas fotos. Nesse ponto, veio um grande grupo de ciclistas. Dali seguimos pedalando e aproveitei para jogar uma água no corpo lá na bica. Mais a frente, a grande descida na ida, se transformou, é claro, numa grande subida. Nem pensei em seguir pedalando, saltei da bicicleta e fui empurrando até o alto, onde paramos para descansar.

Dali, pegamos uma grande descida e seguimos pela estrada de Cassorotiba. O sol estava bem forte. No começo, as árvores faziam uma sombra, mas depois foi sol até o final. Esse trecho castigou, já estávamos próximos das 10 horas e trinta minutos da manhã. Cheguei no carro bem cansado. Arrumamos tudo e fomos tomar um caldo de cana que desceu perfeito. Mais 33 km, nada mal para o segundo pedal.