sábado, 4 de junho de 2022

Curso de Iniciação à Canoagem Oceânica

Por Leandro do Carmo

Curso de Iniciação à Canoagem Oceânica

Dia: 12/03/2022
Local: Urca
Participantes: Leandro do Carmo e Clube Carioca de Canoagem 

Canoagem Oceânica


Relato  

Sempre tive a vontade de dar a volta na Ilha Grande remando. Mas uma aventura dessa não dá para simplesmente ir lá e fazer. Ainda mais para alguém que nunca remou grandes distâncias. Não teria muito problema em acampar nas praias, preparar a logística de equipamento e comida, pois já fiz a volta na Ilha andando. Porém, entre andar e remar existe uma diferença gigantesca que dispensa explicações.  

Dado que uma parte do planejamento eu já domino, faltaria a segunda: me preparar para o mar. Aí que vem a questão: qual a melhor forma de otimizar essa preparação? Entendo que existam duas maneiras: ou aprendemos com erros e acertos durante um longo tempo ou encurtamos essa curva de aprendizagem, buscando conhecimento técnico com quem domina o assunto. Então, comecei a pesquisar. Com algumas rápidas “googladas”, fui parar na página do Clube Carioca de Canoagem. Vi que além de cursos, eles também fazem, anualmente, a volta na Ilha Grande! E como diz a música: “É pra que eu vou”. Então, fiz contato e me matriculei no curso de iniciação à canoagem oceânica.  

Cheguei cedo à praia da Urca e já tinha algumas pessoas por lá. Amanheceu com o tempo aberto, mas algumas nuvens no horizonte anunciavam uma virada de tempo. Com todos reunidos, batemos um papo e demos uma olhada no equipamento. Separamos alguns caiaques e na areia, tivemos nosso primeiro contato. Depois desse primeiro papo, foi hora de ir para a água.  

Já na água, pude perceber o vento entrando mais forte. Enquanto estávamos na enseada, tudo tranquilo. Mas foi só sair do abrigo da praia que percebi o quanto forte estava o vento. Não foi tão fácil ficar parado para praticar os procedimentos, mas conseguimos. Fomos divididos em alguns grupos e pudemos praticar a saída e entrada no caiaque, tirar água de dentro, manobras, posição da remada e muitas outras técnicas.  

Por fim, aproveitamos para ir remando até um pouco mais para fora, aproveitando para por em prática uma parte do que foi ensinado. Retornamos com um vento contra bem forte, mais um aprendizado. Já na praia da Urca novamente, colocamos os caiaques na guarderia e arrumamos as coisas. Uma manhã cansativa, porém, bem aproveitada. Saindo com a sensação de quero mais. Um bom sinal de que estou no caminho certo...

Canoagem Oceânica











Canoagem Oceânica


Canoagem Oceânica

Canoagem Oceânica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.