sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pedra do Cão Sentado - Nova Friburgo RJ

Por Leonardo Carmo

17/08/2016
Graduação: III – A0 E1 D1 (aproximadamente uns 70 M de via)

Participantes: Leonardo Carmo e Marcos Lima






Mais uma missão cumprida. Essa não foi umas das mais complicadas, porém já estava na mira há muito tempo.

Partimos então de Niterói às 6:00 da manhã rumo ao Parque Ecológico Cão Sentado. Como o parque só abre as 9:00, pegamos a estrada e fomos curtindo. Ainda deu pra tomar um café da manhã com calma. A entrada para o parque fica bem ao lado da praça do pedágio “Nova Friburgo – Bom Jardim”. Não tem erro. Boa área de estacionamento no local. O Parque ainda conta com lanchonete, banheiro, etc. Boa estrutura. Eles não estão cobrando ingresso para escaladores.

Pegamos a trilha. Lá é tudo muito bem marcado. Basta seguir a placa que indica o “Cão Sentado”. Depois de uns 15 minutos, tem uma bifurcação onde tem uma placa “Quilha do Navio”. Seguir por esse caminho. Passar por uma escadinha e uma caverna. Pronto. Já estará na base da via tradicional do Cão Sentado.

O início da via é um artificial em A0. O primeiro grampo é meio alto. Ficar atento. Uma seg de corpo é importante, pois se o guia cair, a queda será alta. O último grampo do artificial é do tipo pé de galinha. A saída do artificial pra via normal é bacana. Desse trecho até o final da P1 é onde a via exige um pouco.

Obs.: Não se apoiar muito na raiz. É só dar um leve apoio caso precise.

Da P1 pra cima, apesar de não ter tanta dificuldade, é bom ficar ligado. Principalmente na parte onde tem terra. Colocaram um cabo de aço ligando os dois pontos do cume. Achei bacana. Da mais segurança pra todo mundo. A parte onde tem a urna não cabe muita gente. E a passagem é exposta. O cabo da segurança maneira.

Pra descer é necessário apenas dois rapéis. Descendo um pequeno trecho de terra da pra ver a parada dupla. O primeiro rapel é meio que em diagonal até a P1. Dali pra baixo é só fazer outro.

Como sou muito fã do Chaves, subi  e desci recitando o famoso verso do Cão Arrependido para que o Marcos lima aprendesse... hahahahahaha.

"Volta o cão arrependido
Com suas orelhas tão fartas
Com seu osso roído
E com o rabo entre as patas

Volta o cão arrependido
Com suas orelhas tão fartas
Com seu osso roído
E com o rabo entre as patas"

Equipamento aconselhável:

Corda de 60 M

2 Estribos (4 degraus está bom)

13 Costuras (sendo duas longas – um para o pé de galinha e outra para a primeira costura da via normal)

Obs.: o participante se não quiser fazer o artificial, pode subir fazendo ascensão. É super tranquilo.

















4 comentários:

Comente aqui.