segunda-feira, 25 de abril de 2016

Lançamento do livro "Por um Triz", de André Ilha

Por Leandro do Carmo 

Este livro é para você que morre de medo de altura, mas adora ler façanhas reais que mais parecem ficção. É a companhia ideal para os aventureiros montanhistas e protetores da natureza, que vão se deliciar com relatos verídicos sobre a evolução do Montanhismo no Brasil, por uma de suas maiores autoridades. Representa valioso registro histórico de como políticas públicas e mudanças urbanas no país vêm afetando a prática. Por um triz – Aventuras absurdas e engraçadas nas trilhas e montanhas do Brasil é uma obra de referência na área, preenchida por imagens de tirar o fôlego. Escrita por André Ilha, será lançada em dois eventos: na 29ª Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), nos dias 30 de abril e 1º maio, a partir das 8h, na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca; e na Livraria Cultura do Cine Vitória, Centro – Rio de Janeiro, no dia 5 de maio, das 18 às 21h.

Brasileiro com o maior número de novas vias escaladas a seu crédito – quase 700 em diversos estados, das quais cerca de 100 chegando ao cume de montanhas ou pontões até então virgens –, André Ilha relata acontecimentos em escaladas com muito humor, críticas a autoridades e denúncias sobre falta de respeito ao esporte em centros urbanos. Por um triz é um guia completo sobre Montanhismo, dividido em histórias contadas por décadas (dos anos 70 à atualidade). Contempla os capítulos Conceitos Básicos da Escalada em Rocha, Coletâneas (Cidade Partida, relatos de episódios de violência em montanhas ou próximo a elas no Rio de Janeiro; Insetos, com diferenças e descrições entre espécies; Curtas, histórias aleatórias). Para engajar ainda mais o leitor, o escritor preparou um Glossário com termos do montanhês.

“André é um dos mais ativos escaladores do Brasil, certamente um recordista em quantidade de primeiras ascensões de paredes e cumes virgens pelo país afora. e já publicou vários textos muito bons e inspiradores, principalmente guias de escalada e artigos destinados à divulgação da escalada brasileira em revistas estrangeiras. Mas o tipo de relato aqui abordado, divertido e coloquial, é um tanto raro na literatura associada ao montanhismo, tanto no Brasil quanto no exterior”, confere Silvério Nery, ex-presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, no Prefácio.

SOBRE ANDRÉ ILHA:
Já passou dos 50 e escala montanhas desde os 13 anos de idade. Formou-se em guia amador de escaladas em 1980. Autor e coautor de três guias de escalada, escreveu ainda inúmeros artigos sobre o esporte para revistas nacionais e estrangeiras, sendo também responsável pelo Manifesto da Escalada Natural, de 1983, texto seminal que estabeleceu as bases teóricas da moderna escalada brasileira. André é auditor-fiscal da Receita Federal e foi superintendente no INSS no estado do Rio de Janeiro. Ambientalista dedicado, foi um dos fundadores do Grupo Ação Ecológica, ONG sediada no Rio, ocupou por três vezes a presidência do Instituto Estadual de Florestas (RJ) e foi diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por mais de 5 anos. Cerca de 65% da área protegida em parques e reservas estaduais do estado do Rio de Janeiro foram criados durante as suas gestões.

POR UM TRIZ
1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2016.
248 páginas + caderno de fotos de 16 páginas
16 x 23cm
ISBN  978-85-5889-002-1
Preço de capa: R$34,90
Público: Praticantes de esportes outdoor, alpinistas, Escaladores, amantes da natureza, aventureiros
Tiragem: 5.000 exemplares

SOBRE A EDITORA VALENTINA
Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém seu compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thriller, chick lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

Conheça a Editora Valentina também em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.