quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cine Montanha na Praça

Por Leandro do Carmo

Seguindo o sucesso dos últimos anos, o Cine Montanha na Praça continuará a oferecer gratuitamente a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, centro do montanhismo carioca, em uma tela inflável de 12 metros de largura e 9 metros de altura, com sistema de projeção digital e cadeiras para 300 espectadores.

DIA 01/05, SEXTA, ÀS 19:30

VALLEY UPRISING

EUA, 2014, 90 minutos
Direção: Peter Mortimer, Nick Rosen e Josh Lowell
Produção: Sender Films 
Sinopse
A história da cultura rebelde nos EUA é retratada ineditamente nesse filme, Valley Uprising, que conta a história dos escaladores do vale do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Nos últimos 50 anos, as grandes paredes de Yosemite têm sido a Meca para escaladores do mundo todo e pessoas meio piradas.

Esses exploradores viviam em uma cultura minimalista, beirando “bicho-grilo”, moravam em barracas e cavernas, procuravam comida no lixo, se deliciaram com o verão da Lata de Yosemite e se refugiavam nos picos de granito para fugir do materialismo e da cultura urbana. Desenvolvendo novos equipamentos, romperam os limites do impossível na escalada, influenciaram escaladores mundialmente.

Esse filme de longa metragem conta como esses escaladores viveram e transformaram o mundo mundial da escalada, conservação e do próprio parque de Yosemite. Conta com a participação de lendas da escalada em rocha, como Dean Potter, Alex Honnold, Lynn Hill, Jim Bridwell, Warren Harding, Yvon Chouinard, Royal Robbins e outros. 

Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha Urca.Gratuito.


O filme conta a evolução da escalada de Yosemite, com a participação de lendas da escalada que influenciaram a escalada mundial, como Dean Potter, Alex Honnold, Lynn Hill, Jim Bridwell, Warren Harding, Yvon Chouinard, Royal Robbins e outros. 
Ganhador de diversos prêmios em diversos festivais de cinema, incluindo o Grande Prêmio no prestigioso Banff Mountain Film Festival, essa produção da Sender Films passará gratuitamente na 2ª Semana Brasileira de Montanhismo - Rio nas Montanhas: 450 anos de História, no dia 1º de Maio de 2015, na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca.

DIA 02/05, SÁBADO, ÀS 19:30

RAÍZES DE PEDRA

Brasil, 2015, 8 minutos
Direção e Produção: Guilherme Taboada
Edição: Bernardo Biê e Guilherme Taboada 
Sinopse
O curta relata a vida do escalador profissional Bernardo Biê na cidade do Rio de Janeiro. Sua relação com a família, trabalho e meio ambiente é um reflexo do estilo de vida alternativo que foge do padrão das grandes cidades. 







A LINE ACROSS THE SKY

EUA, 2014, 7 minutos
Produção: Sender Films e Big Up Productions 
Sinopse
Dois dos mais completos escaladores de rocha do planeta, Tommy Caldwell e Alex Honnold, se destinam a uma aventura alpina: a travessia do cordão do Fitz Roy, na Patagônia. Os escaladores completaram esse feito inédito em fevereiro de 2014. Nessa pequena chamada para o filme completo, poderemos ter o gostinho do que será esse filme sobre esse incrível feito no montanhismo mundial. 





EL SENDERO LUMINOSO

EUA, 2014, 6 minutos
Direção: Renan Ozturk
Produção: Camp 4 Collective 
Sinopse
Nesse curta, o escalador Alex Honnold ultrapassa os limites do possível, escalando em solo (sem cordas e equipamento de segurança) mais de 700 metros de parede vertical, a via Sendero Luminoso em Potrero Chico, México. 







ATALHO DO DIABO

Brasil, 2014, 26 minutos
Direção e Roteiro: Wiland Pinsdorf
Produção Executiva: Simone Esser Pinsdorf
Produção: Thaís Schroder / Guilherme Cintra
Escaladores: David Lama e Felipe Camargo 
Sinopse
David Lama, um dos melhores escaladores do mundo, desembarcou no Rio de Janeiro para um desafio sem precedentes: encadenar "Atalho do Diabo". Essa façanha se tornou o filme “Atalho do Diabo”, uma produção da Red Bull, com 26 minutos de duração.
O Corcovado, com o Cristo Redentor no seu topo, é palco dessa aventura. A via de 300 metros foi aberta nos anos 90 e dois dos seus conquistadores, Alexandre Portela e Sérgio Tartari, guiam os expectadores por todos os detalhes que fazem dessa escalada uma das mais difíceis do Brasil. Lama divide a corda com o brasileiro Felipe Camargo. O calor, o grau de dificuldade, os marimbondos e a extensão da via são alguns dos ingredientes que tornam essa escalada dramática.

Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha Urca Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.