quarta-feira, 15 de abril de 2015

Curso de Salvamento em Montanha, Resgate e Auto Resgate.

Por Leonardo Carmo


No período de 23 a 27 de março de 2015 eu estava no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, São João Del Rei, Regimento Tiradentes, fazendo o Curso de Salvamento em Montanha, Resgate e Auto Resgate.

Esse Batalhão é o centro do Montanhismo Militar. Os caras lá são sinistros.

Tivemos muitas aulas teóricas. Técnica de material, Resgate e Auto Resgate, Ação e Busca e Salvamento em Montanha, GPS, Primeiros Socorros, Transporte de Feridos, Normas de Segurança e Administrativa e Nós, muitos nós.

Aprendi muito sobre proteção móvel. Piton, Friends, Nuts... Altas dica.

Os dias foram passando e a ansiedade pela prática estava tomando conta. Partimos então para a Serra do Lenheiro.

Serra do Lenheiro está localizada à noroeste da cidade de São João del-Rei. Caracteriza-se por ser uma formação de quartzito. Grandes blocos, chamados de Pontões, compõem o lugar, além dos vários blocos de pedra espalhados por todo o local. A serra é usada pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei para treinar seus soldados nas técnicas verticais.

Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico, de acordo com seu ato de criação através do decreto municipal nº. 2.160 – 28 de setembro de 1993 e pela Lei nº. 3.356 – 01 de abril de 1998. Esse lugar é simplesmente foda. A sua Formação rochosa é fantástica.

Lá, simulamos um resgate por rapel, por maca, fizemos escalada com ascensão (no estilo militar), comando craw e um rapel em 90º. Aprendi várias técnicas, nós, procedimentos, etc.Valeu cada minuto que passei lá.

Hoje eu vou pra montanha muito mais preparado pra enfrentar situações adversas.

Para Frente e para o Alto. MONTANHA!











Um comentário:

  1. ae camarada. parabens pelo bolg ja li varios relatos em seu blog, inclusive serviu de referencia para um role q eu fiz novembro passado no RJ!! Agora uma duvida... como vc conseguiu fazer esse curso em uma base militar? foi pago? se puder me mandar umas dicas pelo meu email. ibdavila@ig.com.br ficaria agradecido.. abs...

    ResponderExcluir

Comente aqui.