Por Leandro do Carmo
Notícia veiculada na lista de e-mails da FEMERJ
-------------------------------------------------
Nos últimos meses a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) realizou um longo trabalho de mudança de traçado em uma parte do trecho conhecido como Isabeloca, que fica localizado entre a sede de Petrópolis e o Abrigo do Açu, primeiro dia da Travessia Petrópolis-Teresópolis.
A Isabeloca é um dos trechos mais íngremes da Travessia e vem sofrendo com erosão acentuada ao longo dos anos. Por conta disso, diversas outras variantes foram abertas espontaneamente pelos caminhantes, o que agravou ainda mais a degradação desta parte da Travessia. “Visando proteger e recuperar o local, bem como oferecer uma trilha melhor aos nossos visitantes, planejamos e implantamos um novo traçado. Agora vamos trabalhar no fechamento da trilha antiga e na recuperação de toda a área” afirma o responsável pelo Setor de Uso Público do PARNASO, Leonardo Freitas.
Nesse trabalho os funcionários do PARNASO utilizaram os conhecimentos adquiridos por meio dos cursos de manejo de trilhas oferecidos pelo ICMBio em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos. “O trecho que estamos fechando tinha uma declividade média de mais de 33% e conseguimos fazer o novo traçado com declividade menor do que 15%.
A trilha nova é mais bonita, mais adequada e vai demandar menor esforço de manutenção ao longo do tempo” comemora o servidor.
Leonardo Boquimpani de Freitas
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.