sexta-feira, 7 de junho de 2013

Corrida da Ponte 21km


O que te move? Por Guilherme Belem.


Ponte Rio-Niterói





 Cerca de 2 meses atrás, estava tomando meu café matinal na lanchonete da academia (café maravilhoso ), quando a meu lado Bruno  fazia todos os trâmites da inscrição de uma corrida. Ele junto com o Rafinha (Personal trainers como “eu”, e trabalham na mesma academia) tem uma equipe, e estão sempre participando de muitas competições. 

Sou do tipo corredor amador. Gosto muito de treinar  qualquer atividade, vivo em movimento, porém ultimamente tenho pedalado muito, e corria 5km no máximo 10km.
 Ao inscrever o Alex (também professor), o Bruno me pergunta: - E aí partiu ponte? Meio receoso parei para pensar... 
Alex que se inscrevera logo pressionou: - Bora Guilherme! Você é caveira, treina um pouco e mandará bem.
Aceitei o convite. Tive um frio na barriga, pois com meus conhecimento em treinamento pensei logo no trabalho que teria. Afinal a ponte tem 13 km, contudo o percurso total marcaria 21km, MEIA MARATONA!Não é pitbull aventura?!Comecei a treinar.
Com exatamente duas semanas de treinamento me senti confiante e já executei longas distâncias.
Alex Bichara, Romulo (Romalô) e Bruno.
O grande dia chegou! Fui com tudo! Reunimos a equipe de Niterói, e marcamos antes para uma pequena troca de idéia no Clube Regatas em frente a Academia Tio Sam cuja equipe faz parte. 


Estavam todos os atletas: Carrete, Diego Vilela, Alex , Bruno, Rafinha , Márcio , Romulo, Patrícia, Fábio Castelo, Ariane , Erico entre outros alunos. Encontramos o restante no centro.
A largada é no Teatro Popular de Niterói, próximo ao centro e a chegada é no início do Aterro do Flamengo. 
Chegamos cedo, preparamos todos os adereços característicos de um corredor como: Filtro solar, boné ou viseira, Ipod, carb UP, chip, numeração na camiseta e etc. A documentação e chaves podem ficar no guarda-volume dos organizadores, pois serão levados ao destino final.
       O Nervosismo fazia o coração bater mais forte. A multidão estava animada.
Que energia maravilhosa! 
       Tribo muito diferente da galera da montanha, parecia um peixe for d’água. Meus amigos  davam algumas dicas bem estratégicas, como não queimar a largada (definição para não forçar a barra no início) e terminar a competição bem, racionar o gel e administrar a água.
Muita gente reunida e nenhum tumulto, parecia , na verdade uma grande festa.
A largada é fracionada, para que os amadores não atrapalhem o pelotão de elite.
        Dada a largada, a galera se desloca eufórica e cada um que passava ou era ultrapassado do meu lado, incentivava. Rapidamente procurei me afastar da multidão e acabei acelerando no início. O primeiro km dá um passeio pelo centro de Niterói até chegar à ponte pela contra mão, passado o pedágio descemos uma ladeira por debaixo da ponte, fizemos o retorno e seguimos na via correta.
Próximo ao vão central
        Olho para o lado e tenho um maravilhoso presente, uma vista linda do Rio e ao lado Nikity city! A cada passo fico mais ofegante e cansado não obstante feliz por cada feito.
        Durante essa trajetória passo por muitas pessoas, cada um com sua história, fantasia, ideal. Muitos, mas não a maioria, fora do shape, o que me fez pensar que não importa o físico, mas sim a vontade de vencer. 
        No segundo para o terceiro km começa a brincadeira: O vão central que dura quase 4 km, como escalador a ladeira nunca foi problema para mim, e lá não fora diferente. Vencido tal percurso controlei a velocidade movida por um ritmo forte que Bruno imprimia desde o início.
          O 8º km foi sob controle depois de um gelado copo de gatorade.
Os postos de hidratação não tinham quilometragem fixa e variavam a cada 2km salvo engano. A minha lista de reprodução (no ipod) parecia sincronizar com a pista, no 14ºkm tocou um rock ‘n’ roll pesadão na temida “Perimetral”, pensei: É hora do ataque! Comentei com Bruno para aumentarmos o ritmo, ele disse: - Demorô! Daí começou a rolar: Enter Sandman , Saint Anger (Metallica) em seguida Slipknot, aí ferrou!
No 19ºkm tinha até chuveiro para a galera refrescar, dispensei ,pois, não queria escorregar na pista.
Bruno Pereira, Guilherme Belem e Iuri Galdino
               Encontramos com Iuri e Carrete no finalzinho que nos deram muita força e partiram juntos. No 20ºkm já estava mortinho, mas nem pensava em parar, nem olhava para os lados e parecia estar fora do corpo só assistindo. 
               O último km foi fácil, exceto pelos 100m onde ficou uma galera gritando, impulsionando de uma forma tão bacana, que eu e o Iuri demos um sprint que só deus sabe como tenho pernas hoje.
                Fim de prova! 
                   Tempo: 1:42’ 
                Ufa! Pitbull Aventura vencendo mais um lance!
Galera Tio Sam Running
Lembrança da conquista!
Tô pronto para outra, partiu!?
Nada como treinar consciente e vencer o percurso, e pensar que o vencedor fez em 1:06’!
O corpo não é nada, a mente sim é tudo. “Só vemos obstáculos em nossos objetivos, quando deixamos de focalizar as metas”

Abraço! Guilherme Belem- Personal Trainer . 
Márcio, Rafael Vianna (Rafinha) e Alex.
Assista o vídeo:

3 comentários:

  1. Muito bom Guilherme! Parabéns. Um dia, quem sabe eu chego lá, nem que seja com mais de duas horas. Valeeeeeeu!

    ResponderExcluir
  2. Amei o relato da sua jornada corrida da ponte, Gui! Muito legal saber como você começou, quais foram os seus receios, as orientações recebidas, a vibração do time, a energia do momento e mais uma conquista! Você é um grande professor e incentivador! Um exemplo de disciplina, foco e determinação! Caveiraaaaaa!!!rsrsrs Parabéns, amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Queridas! Adorei o comentário, fico lisonjeado em saber que estou incentivando a galera. Um grande beijo e continuem treinando! Caveiraaa Ruuuu!

    ResponderExcluir

Comente aqui.