quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mergulho em Guarapari - Ilhas Rasas e Escalvada

Por Leandro do Carmo

Local: Guarapari – ES
Data: 10/03/2013

Local 1º mergulho: Ilhas Rasas
Tempo total de mergulho: 40 minutos
Profundidade máxima: 17 metros

Local 2º mergulho: Ilha Escalvada
Tempo total de mergulho: 30 minutos
Profundidade máxima: 15 metros



Relato
 
Já sabia que seria ótimo... Depois do primeiro dia de mergulho, não tinha dúvida de que iria bombar novamente!!! Só se o tempo virasse, mas depois do dia que fez... Muito pouco provável. Dessa vez não dei mole, tomei um dramin antes de dormir e um quando acordei. Não queria passar por tudo novamente! rs. Tomamos o café da manhã e saímos um pouco mais tarde do que o dia anterior. Como já havíamos mergulhado com a operadora, não precisamos passar na loja, fomos direto para o cais e já sabíamos os lugares onde deveríamos ficar. Tudo pronto, navegamos em direção ao ponto de mergulho.
De acordo com a programação, seriam dois mergulhos, um na Ilha Rasa de fora e o outro, no naufrágio Bellucia. Até lá, seriam uns 50 minutos de navegação. Foi um pouco mais mexido que o dia anterior, mas já estava preparado e ainda para garantir, tomei um outro dramin.
Depois da explicação sobre o local do mergulho. Fomos para a água. Aquele mesmo esquema: nadamos até a bóia e aguardamos que todos estivessem prontos, daí descemos pelo cabo até o fundo. O grupo bem modificado dessa vez, mas com uma galera nota 10. Suavemente percorremos os corais e algumas pedras que abrigavam grande quantidade de peixes. A visibilidade estava excelente e com a baixa profundidade, estávamos na casa dos 12 metros, o raios de sol penetravam com mais facilidade, o cenário ficou perfeito!

Fomos percorrendo aquelas formações rochosas e percebi que existia muito mais vida que na ilha Escalvada. Entramos num ponto onde a corrente estava muito forte. Batíamos perna e para superá-la foi difícil. Entramos num corredor, tipo um canyon, onde estávamos abrigado da corrente. Aí ficou mais tranquilo. O local era fantástico, que visual! Bem devagar fui percorrendo e olhando para as paredes. Todas elas bem coloridas e com muita vida. Mais a frente chegamos num local onde o fundo é de cascalho. Lugar muito bonito. Os peixes nadando de um lado para o outro, saindo e entrando por aquele corredor na qual passamos. Aproveitei para fazer algumas fotos do pessoal que estava mergulhando.
Na volta foi mais tranquilo, estávamos a favor da corrente. Um verdadeiro “drift”. Fomos nos deixando levar, até que a corrente acabou, estávamos de volta a parte abrigada. Ficamos mais um pouco explorando o local. Muitos peixes, alguns que não tinha visto no mergulho do primeiro dia, como o peixe cofre, por sinal bem exótico.
Numa toca, uma lagosta bem camuflada, que passava despercebida pelos menos atentos. Fiquei ali durante algum tempo tentando encontrar a melhor posição para uma foto. Com isso, tiveram que voltar e me chamar para ir embora... E fui eu acompanhando grupo.

Mais um pouquinho e estávamos de volta ao ponto de partida, olhei para cima e vi a silhueta do barco. Como o ar estava no limite que havíamos programado, voltamos a superfície. De volta ao barco, agora muito tranquilo, sem enjôo, fiz aquele lanche esperto! E aguardei ansiosamente o próximo e último mergulho!
Depois de terminado o primeiro mergulho, tínhamos algumas opções para o segundo. Como a corrente estava forte, mergulhar no Bellucia, seria muito complicado. No Victory, novamente, o pessoal achou também que seria difícil. Me deu uma vontade de falar que queria, mesmo com as condições não muito favoráveis, mas sabendo que seria voto vencido, fiquei na minha. Decidiu-se que faríamos novamente outro mergulho na Ilha Escalvada.
E assim fomos... Chegamos na Ilha Escalvada e nos preparamos para descer. Descrever aqui o mergulho novamente, ficaria repetitivo. Mas uma coisa posso dizer: por mais que você mergulhe duas, três, quatro, etc. vezes no mesmo local, ele sempre será diferente... Como já tinha filmado o local no primeiro dia, deixei para fotografar.
Depois de terminado, voltamos para o barco. Aquele banho de água doce renova as baterias! Voltamos contando mentira até o cais... rs
Na operadora, tomamos um banho e paramos para lanchar, seguindo viagem. Uma final de semana fantástico! Dois dias de mergulho que valeram a pena. Valeu Corsários Divers!!!!
Até a próxima!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.