domingo, 24 de janeiro de 2021

Sampaio Correia x Tomascar de carro

Por Leandro do Carmo

Sampaio Correia x Tomascar de carro

Dia: 24/01/2021
Local: Sampaio Correia
Participantes: Leandro do Carmo, João do Carmo e Alice do Carmo

Samapaio Correa x Tomascar de carro


Relato

Como as restrições da pandemia estão fortes, estava procurando algo na qual poderia fazer com as crianças. Algo seguro e que não tivesse contato com as pessoas. Resolvi fazer um passeio de carro, na qual já estava para fazer há muito tempo: ir de Sampaio Correia para Tomascar. Dei uma pesquisada no caminho e não achei nenhuma informação sobre as condições da estrada. Eu sabia como estava até a Rampa de Voo de Sampaio Correia, mas dali até Tomascar, era uma incógnita.

Acordei cedo, preparei um lanche e acordei as crianças. Saíram meio sonolentos, mas tudo é festa. Segui viagem e foi bem rápido até a descida da Serra do Mato Grosso. Um pouco após o Queijão de Sampaio Correia, entrei à esquerda, numa estrada de chão e segui a rua até o final, onde iniciamos a subida. O começo estava com algumas valas, mas foi tranquilo passar. Já estávamos há bastante tempo sem chuvas e estava bastante empoeirado. É uma subida longa.

Mais acima, a poeira havia aumentado. A impressão era de que havia tido manutenção recente. A medida que ganhávamos altura, podíamos ver a região de Jaconé bem ao fundo, uma linda vista. Logo, veio uma porteira. O João saiu para abrir. Estava bastante quente. Subimos mais um pouco e passamos pela entrada para uma rampa de voo. Tinha ido ali com o Ary, numa exploratória há um tempo atrás, saindo do Tingui.

Seguimos direto para a rampa mais alta, entrando à esquerda, um pouco antes dos bares que ficam no topo. Essa rampa fica voltada para Rio Bonito. Um espetáculo. Fizemos uma lanche rápido e ficamos por ali alguns minutos a mais. Voltamos para a estrada principal, descendo por um caminho bem bonito. Parei para tirar foto de uma cachoeira escondida bem ao fundo. A partir desse ponto é praticamente descida. Passamos ainda por mais duas porteiras e uma casa, até pegar uma longa descida que levaria até Tomascar.

Em Tomascar, fomos tomar banho no rio. Descansamos e pegamos o caminho de volta. O trecho de descida, agora era subida. Isso é lógico! Mas na descida, não havia percebido o quanto a estrada estava ruim. Acionei a tração 4x4. Talvez nem tenha sido necessário, mas já garanti uma subida tranquila. Na primeira porteira, para uma foto, contemplando a bela paisagem.

Subimos mais um pouco e pegamos a interminável descida até Sampaio Correia. Dali, demos uma parada no Queijão e seguimos até em casa, numa viagem bem agradável.

Samapaio Correa x Tomascar de carro

Samapaio Correa x Tomascar de carro

Samapaio Correa x Tomascar de carro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.