terça-feira, 1 de outubro de 2013

Criada a Reserva Extrativista Marinha de Itaipú

Por Leandro do Carmo

De acordo com o Decreto nº 44.417, de 3/09/2013, foi criada a RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITAIPU, visando atender uma demanda história dos pescadores artesanais da região e preservar a riqueza da biodiversidade marinha e a diversidade de ambientes naturais na região oceânica de Itaipu, representada por lagunas, ilhas, costões rochosos e o próprio mar.

Ao todo, são quase 4.000 hectares de área marinha preservada, adjacentes ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, compondo junto com a APA de Maricá um mini-mosaico de Unidades de Conservação. De acordo com o art. 18 da Lei Federal no 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a reserva extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de
animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

A RESEX MARINHA DE ITAIPU tem o objetivo proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais tradicionais da região de Itaipu e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis em sua área de abrangência, porém, ficam asseguradas, a pesca amadora e a artesanal praticada por pescadores de outras localidades, que pesquem de forma tradicional nos limites da Resex.  Será expressamente proibida a pesca industrial, a pesca predatória e o descarte de água de lastro ou óleo nos limites da RESEX.


MAPA DA RESEX MARINHA DE ITAIPÚ


Um comentário:

Comente aqui.