quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Terceiro dia, três trilhas mapeadas e uma aberta no facão

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá

Trilha da Esquerda, Três Poços, Travessia Parque da Cidade x Cafubá e Trilha Colonial

Data: 29/08/2015
Participantes: Leandro do Carmo, Alex Figueiredo, Clever Felix, Renato Valejo e Tauan Nunes

Achei que com três idas ao Parque da Cidade, conseguiria completar o setor, mas nada... A cada trilha percorrida, aparecia uma nova... Vamos ter que fazer esse sacrifício! Depois de duas visitas e 7 trilhas mapeadas, estávamos longe de terminar, mas GPS parado não marca trilha!!! Tratamos de caminhar.

A missão do dia, seria a Travessia Parque da Cidade x Cafubá e abertura da Trilha Colonial. Mas 
antes de começar essa trilha, eu, Clever, Tauan e o Leonardo, chegamos um pouco mais cedo para fazermos outras duas curtas que havíamos visto quando fizemos a Circular das Jaqueiras e Platô das Bikes. Assim, esgotaríamos todas as possibilidades desse trecho. E eram bem curtas mesmo.

Assim que o resto chegou, saímos em direção à travessia, primeiro grande objetivo do dia. Seguimos caminhando até que entramos definitivamente na trilha. No trecho inicial, passamos por uma curta subida, mas logo começamos a descer. Passamos por alguns belos mirantes até que chegamos ao Cafubá.

Concluída a primeira missão do dia, tínhamos pela frente agora a segunda: Abrir uma ligação entre o Cafubá e Trilha Colonial. Seguimos até o único ponto onde poderíamos começar, uma rua que segue até a encosta da mata, pois nos outros pontos, as casas fecharam todos os acessos possíveis. Conversarmos com um morador local, avisando que subiríamos até chegar ao Parque da Cidade.

Entramos paralelo ao muro de uma casa fomos abrindo o caminho. Na verdade, o Alex Figueiredo e o Leonardo Carmo subiram na frente e o resto foi abrindo o caminho. O primeiro trecho foi mais difícil, mas logo entramos no leito de uma antiga estrada. Deu para perceber pela largura e por estar com vegetação de menor porte.

Mais acima chegamos à grande atração da trilha: uma ponte de pedras sobrepostas em meio a densa floresta. Dali para cima, seguimos subindo até que chegamos novamente ao Posto da Guarda Ambiental Municipal.


Mais um dia, mais quatro trilhas mapeadas... Que venham as próximas!

Belo Mirante no meio da Travessia

Mais um ponto da Travessia

Pausa para uma conversa

O grande atrativo da Trilha Colonial

Um pequeno túnel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.