quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Primeiro dia, 3 trilhas no Parque da Cidade.

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá 

Trilha dos Blocos, Santo Inácio e Circular dos Platôs

Data: 02/08/2015
Participantes: Leandro do Carmo, Stephanie Maia, o Alexandre Rockert, Taffarel Ramos, Tauan Nunes e o Michael Patrick.

Esse foi o dia na qual iniciamos os trabalhos para Guia de Trilhas de Niterói e Maricá. Optamos por começar pelo Parque da Cidade. A maioria das trilhas do local é pouco visitado, visto o potencial que tem.

Deixamos o carro na Praça Dom Orione e subimos a estrada Nossa Senhora de Lourdes até a entrada da Trilha dos Blocos. Demos uma ajustada nos equipamentos para marcação dos tracklogs das trilhas e começamos a subir.

Fomos atentos para não perder nenhum detalhe e buscar a maior quantidade de informações possíveis do local. Esse seria nosso primeiro teste, precisávamos ver se conseguiríamos alcançar os nossos objetivos.

Ao final dessa primeira trilha, seguimos para a próxima do dia que seria a Trilha do Santo Inácio.
Seguimos pela estrada e passamos pelo posto da Guarda Ambiental da Prefeitura. O Início da trilha está um pouco fechado, mas logo ela segue bem definida. Depois de termos feito um trilha bem tranquila, começamos uma com várias bifurcações e saídas. Tomamos muito cuidado em anotar as referências.

Seguimos fotografando vários pontos até que chegamos ao primeiro mirante com uma bela vista para a região oceânica de Niterói. Seguimos subindo até chegar ao cume do Santo Inácio com um visual fantástico. Ainda ficamos algum tempo ali em cima contemplado a bela paisagem.

Depois de alguns minutos era hora de descer, pois ainda queríamos fazer mais uma trilha. Na volta, já na Estrada Nossa Senhora de Lourdes, resolvemos entrar na Circular dos Platôs. Só o Michael já havia feito essa trilha há um tempo atrás, nem lembrava muito bem. Mas seguimos nela e depois de alguns minutos num agradável caminhada, estávamos no primeiro platô, com uma bela vista para a Região Oceânica.

Continuamos a caminhada e chegamos ao segundo platô com vista para Região Norte da cidade. Até pouco tempo atrás, deveríamos voltar pelo mesmo caminho, mas o pessoal do moutainbike abriu uma trilha que sai ao lado do início, fazendo assim um caminho circular.


Com essas três trilhas fechamos o nosso primeiro dia. Com o material que coletamos foi possível começar a esboçar o texto e preparar as informações. Que venha o próximo!

Subindo a Trilha dos Blocos

Eucaliptos caídos na Trilha dos Blocos

Mais obstáculos na Trilha dos Blocos

Indo em direção ao Santo Inácio

Vista da Região Oceânica no primeiro mirante na subida do Santo Inácio

Vista de São Francisco do alto do Santo Inácio

Vista do Santo Inácio

Caminho bem definido na Circular dos Platôs

Antiga rampa de voo do primeiro grande platô

Ruínas de uma antiga casa no início da Circular dos Platôs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.