quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Serra Fina, a difícil decisão de voltar!

Por Leandro do Carmo

Serra Fina, a difícil decisão de voltar!

Local: Serra Fina
Participantes: Leandro do Carmo, Blanco P Blanco, Vander Silva, Marcelo Correia, Guilherme Gregory, Rafael Faria e Gleisson Santos.

Serra Fina
Depois de dois anos retornaria à Serra Fina. Muitos consideram como a mais difícil do Brasil. Mas convenhamos que isso faz mais parte do folclore do que da realidade. Não estou querendo dizer que é fácil, mas também dizer que é a mais difícil... Para alguém afirmar isso, deve, pelo menos, ter feito todas as travessias possíveis... Não há parâmetro.

Com perfil altimétrico forte, pouca água, lugares inóspitos, apesar de já pegar celular em diversos pontos, passar boa parte do percurso acima dos 2.000 m, opção de acampar na Pedra da Mina, 4º ponto mais alto do Brasil, com 2.798 m, todos esses fatores dão um charme especial à travessia. Bom, mas vamos ao que interessa, afinal de contas, não adianta falar muito sobre ela se tivemos que abortar...

Havia feito a travessia em 4 dias, mas dessa vez o desafio seria completar em 3 dias. Mas para isso tínhamos que mudar um pouco o planejamento, optamos por fazer o primeiro pernoite na base da Pedra da Mina e o segundo pernoite, na base dos Três Estados. Isso impediria que acampássemos nos cumes, mas pelo menos dividiríamos melhor o percurso. Outra coisa que alteramos no nosso planejamento, foi ao invés de ir para Passa Quatro e, ao final, contratar o resgate e retornar, optamos por deixar o carro no Abrigo Picus e contratar o transfer até o início da travessia, assim terminaríamos junto ao abrigo.

Com o planejamento feito, fomos monitorando as condições do tempo. Foram, praticamente, duas semanas de tempo ótimo. Nada de chuva ou nuvens. Mas a medida que ia se aproximando da data, foi dando alguns sinais de piora. A previsão era de uma passagem rápida de uma frente fria, ocasionando ventos e chuvas isoladas.  A princípio nada que assustasse. Mas uma coisa me deixou preocupado. Apesar de prever tempo bom, os sites mostram a previsão para as cidades. Lá no alto, as condições são bem diferentes.

Nossa programação era sair na quinta feira, às 20:00h. Marcamos de nos encontrar na sede do Clube Niteroiense de Montanhismo.  Já chegando em casa, a Thaiana, do Abrigo Picus, me passou uma mensagem avisando que havia chovido na região. Recado dado...  Durante o dia, como a previsão havia informado, ventou bastante e o tempo virou. Avisei a galera do recado que havia recebido e falei que estava inclinado a desistir. Resolvemos decidir todos juntos.

Com todos na sede do clube, foi hora de avaliar o que tínhamos: previsão razoável para os próximos dias com baixa probabilidade de chuva; apesar da rápida chuva, o tempo estava aberto na região de Itatiaia; tempo fechado em Niterói; além disso, tínhamos a opinião da Thaiana, que conhece bem a região. Apesar de tudo, após muita conversa, resolvemos manter a programação. Seguimos para a Serra Fina.

Assim que saímos de Niterói, pegamos uma chuva. Mas o irmão do Marcelo, que estava em Itatiaia, avisou que o tempo estava firme e aberto. Então, tínhamos certeza do acerto da decisão. Seguimos direto até o Graal de Itatiaia, onde fizemos uma rápida parada. Dali fomos direto para o Abrigo Picus, onde fomos muito bem recebidos pelo Felipe. Jantamos uma excelente comida e seguimos direto para o início da trilha. A cochilada nas quase 2 horas até o caminho para a Toca do Lobo foi importante, afinal de contas, iríamos começar a caminhar “virados”.

A noite estava fria. O céu aberto e com bastante estrelas. Dois amigos meus haviam feito a travessia na semana anterior, a Li-Chang e o Roberto Mohamed, e eu só pensava nas a belas fotos que eles haviam postado. Iniciamos a caminhada às 5h da manhã. Ainda estava escuro, quando iniciamos o caminho até a Toca do Lobo, uns 1.200 m de caminhada. Ali, alguns pegaram água, outros deixaram para o Quartzito. Como já estava com uma garrafinha, deixei para pegar mais acima. Atravessamos o rio e, enfim, iniciamos a verdadeira caminhada.

Nessa primeira parte do dia, seria uma subida forte ou melhor: só subida forte! Até o cume do Capim Amarelo, teríamos um desnível de aproximadamente 1.000 metros. Fomos subindo e a medida que ganhávamos altitude, podíamos ver as luzes das cidades ao fundo. Porém, quando olhávamos para cima, em direção ao cume, percebíamos que estava fechado. Mas continuamos. Aos poucos foi clareando e dei uma parada no Quartzito para abastecer meus cantis. Dessa vez não precisaria de tanta água, pois nosso objetivo era acampar no próximo ponto de água, na base da Pera da Mina.

Com o tempo claro, já tinha certeza que o tempo estaria bem fechado, mas não tinha noção do que nos esperava. Passamos por duas barracas onde um cara falou que no dia anterior, havia pego um vento fortíssimo, por volta do meio dia, que os fizeram desistir. Esse mesmo vento chegou ao centro do Rio, por volta das 15h. As condições nesse ponto já não eram as melhores, mas como estava cedo, achamos que poderia melhorar e seguimos subindo.

Serra Fina
Fomos ganhando altitude e o tempo fechou de vez. Já não tínhamos visual. As nuvens estavam concentradas na região do maciço e a intensidade do vento foi aumentando.  Estávamos num bom ritmo. Até que começou a chover.  Uma chuva fina que por vezes aumentava. Como estávamos caminhando na linha de cumeada e só que foi sabe como é estreita, o vento vinha subindo pela escarpa da montanha, fazendo com que chuva literalmente “caía” de baixo para cima! O vento forte e a chuva potencializavam o frio e isso foi minando as minhas esperanças de concluir a travessia.

Como já havia feito, sabia do trecho bem escorregadio que havia acima, onde tem vários lances com corda fixa. Além disso, fica muita lama e com a chuva o perigo aumentaria. A subida foi dura. Minha mão já doía com o frio. Num dos pontos de acampamento, avisei que se não melhorasse, seria melhor desistirmos. Optamos por chegar ao cume do Capim Amarelo e de lá, avaliarmos. Mais acima chegaríamos no trecho mais forte do dia. Continuamos a subida e começamos a passar por trechos bem escorregadios.  A lama preta, característica daquele local, tornava a subida perigosa. Havia algumas cordas fixas. Algumas com degraus. Assim, subimos com atenção redobrada.

Serra FinaComo tínhamos que usar bastante as mãos, minha luva ficou encharcada e com isso o frio foi aumentando. Fui perdendo a sensibilidade nas mãos. Minha mão doía quando precisava segurar a corda para subir. Acelerei para tentar esquentar um pouco, mas o terreno íngreme e a mochila pesada me fazia diminuir o ritmo. Sem olhar muito pra cima, avançávamos lentamente.

Depois de muito penar nesse trecho, chegávamos ao cume do Capim Amarelo. Ao contrário da última vez que estive lá, dessa vez não havia ninguém no cume. O que não faltava era espaço. A chuva fina deu uma trégua, mas o vento ainda estava forte. Procuramos um lugar mais abrigado do vento. Minha mão estava dormente e não conseguia abrir o engate da mochila. Foi preciso pedir ajuda ao Vander para conseguir tirar a mochila. Tirei a luva molhada e comecei a aquecer as mãos. Aos poucos, a dor foi diminuindo e já conseguia manusear as coisas. Aproveitei para preparar um café e fazer um lanche.

Nos reunimos e foi e hora de decidir se continuávamos ou não. A decisão foi unânime. Devido as condições, era hora de voltar. É duro desistir, mas como sempre digo: a montanha sempre estará lá! Haveria possibilidade de voltar quando quisermos...  E começamos a descida... Passamos por aquele trecho delicado das cordas e descemos num ritmo bom. Já sem luva, minha mão não doía. Foi ficando mais fácil. Abaixo da linha das nuvens podíamos ver alguma coisa. Até dava a impressão de que o tempo estava melhorando, mas era só olhar para cima que tínhamos a certeza de nada havia mudado. Ao fundo, dava para ver uma forte chuva se aproximando, mas ela ainda estava longe.

Serra FinaEnfim havíamos chegado de volta à Toca do Lobo. Colocamos as mochilas no chão e descansamos um pouco. Agora teríamos a missão de conseguir voltar para o Abrigo Picus, afinal de contas, nossa logística era ter completado a travessia. Não tínhamos contato para voltar. Caminhamos até o Abrigo Serra Fina e tentamos um carro para nos levar, pelo menos até a rodoviária de Passa Quatro. Mas o que conseguimos foi um telefone de um cara que tem uma Kombi em Passa Quatro. Ligamos para ele, mas estava ocupado e passou o contato de um amigo. Conversando, ele até sabia em qual curva estávamos, pois era o único lugar onde pegava sinal de celular.

Serra Fina
Esperamos por mais um tempo. Preparei um café e fizemos um lanche rápido até que a Kombi chegou para nos levar de volta ao Abrigos Picus. O tempo estava aberto, mas no alto da serra, havia uma concentração de nuvens pesadas, daquelas com sinal de temporal. Aquelas nuvens diminuíram a minha sensação de derrota... Mas fui entendo que não havia sido derrotado. Ou melhor, não existe competição na montanha. Apenas adiamos nossa missão. Descer, foi mais a escolha mais prudente. A melhor escolha. Não se pode ir contra a força da natureza. Poderemos voltar em outra oportunidade, afinal de contas, a montanha sempre estará lá!


Serra Fina
Preparando um lanche no cume do Capim Amarelo

Serra Fina
Tempo bastante fechado

Na hora do resgate

Serra Fina
Na esperança do tempo melhorar

Serra Fina
O tempo ainda estava bom

Serra Fina
Rafael Faria

Serra Fina
Descansando...

Serra Fina
Voltando...

Serra Fina
Na Toca do Lobo

Serra Fina
Lanchando à beira da estrada

Serra Fina
Na hora da descida

Serra Fina
Descendo...

Serra Fina
Tempo ruim, mas nada de mau humor!

Serra Fina
Torcendo para melhorar

Marcelo Correia e Leandro do Carmo

Serra Fina

Serra Fina
Na crista, já voltado...

Serra Fina

Serra Fina
Chegada ao cume do Capim Amarelo

Serra Fina
Na Toca do Lobo

Serra Fina
Marcelo Correia e Blanco P. Blanco

Serra Fina
Pausa para o lanche

Serra Fina
Gleisson Santos

Serra Fina
Vista geral com as pesadas nuvens acima

2 comentários:

Comente aqui.