quarta-feira, 4 de março de 2015

3º Mutirão de Reflorestamento e Manejo do Capim Colonião – Bananal – Parque Estadual da Serra da Tiririca

Por Leandro do Carmo

Data: 01/02/2015

Participantes: Leandro do Carmo, Leonardo Carmo, Stephanie Maia, Marcos Lima, Lohany Silva e Vander Silva

Os participantes do dia!
Não poderíamos perder tempo. Nossa ideia é avançar rápido para concluir a primeira etapa do projeto que é limpar toda a ária a direita da trilha, formando aquele miolo no Campo Escola. Esse seria o terceiro seguido. A previsão do tempo não era boa, mas na época que estamos, ou faz muito sol ou chove. Prefiro a chuva... Acho que o tempo acabou assustando algumas pessoas. Havia chovido muito na noite anterior. Cheguei na entrada do Parque às 08:00 e ainda tinha ninguém. Após alguns minutos, chegaram a Lohany e meu irmão, o Leonardo, que iria para a aula do CBE, mas daria uma mãozinha no mutirão antes.

Com um pouco de atraso, iniciamos a subida lá pelas nove... Passamos no NUPIF para pegar algumas ferramentas emprestadas pelo PESET e de lá seguimos para o Bananal. Assim que chegamos, reparei como o capim cresce rápido. Em alguns lugares, chegava a uns 20 cm. Isso em uma semana! Apesar do cuidado que estamos tendo em tirar a raiz, alguma coisa acaba ficando... No começo, fizemos a retirada desses brotos e localizamos a raiz e as tiramos. Depois seguimos para a parte mais pesada... Mas antes uma foto para depois mostrarmos o trabalho feito no dia.

Começamos e aos poucos o trabalho foi avançando.  A Stephanie e o Marcos Lima chegaram um pouco depois e compensaram a saída do Leonardo e o Vander, que precisaram ir para a aula do CBE. Continuamos até umas 11:30 da manhã e tive a impressão de termos avançado mais que nos últimos dias...

Mais um dia de trabalho cumprido, ameacei até dar um mergulho, mas ficou só na ameaça mesmo. Nem mesmo aquele banho na beirada... O mar estava tão forte que estava arriscado. Molhei só cabeça para refrescar e fomos embora.

Mais um dia... Falta pouco!

Antes...

E depois!








Um comentário:

Comente aqui.